Coluna de Eduardo Loureiro

Azul poderá operar no aeroporto de Santo Ângelo
05 de Outubro de 2013 às 10:40

Com a reforma do aeroporto, novas perspectivas se abrem para a região no que se refere ao transporte aéreo. A nova pista permitirá a operação de aeronaves de maior porte. Aliado a isso, o Governo do Estado está anunciando a redução da alíquota do ICMS incidente sobre o querosene utilizado pela aviação, principal custo das companhias aéreas. A notícia foi confirmada pelo secretário-adjunto do Planejamento, Cajar Nardes, em entrevista à Rádio Santo Ângelo no dia de ontem. Cajar, um dos responsáveis pelo projeto, também confirmou que a Azul, empresa com foco na aviação regional, manifestou interesse em vir para a região.


Miraguaí

Nesta semana estive em Miraguaí participando de um encontro com o prefeito Alencar Gross. O município vive um momento extremamente positivo na economia, por conta da instalação do frigorífico Mais Frango, que mudou a matriz produtiva da região. Com um abate que chega a 70 mil aves por dia, a empresa gera quase 700 empregos diretos e, estima-se, outros 4 mil empregos indiretos. Tive a oportunidade de visitar, juntamente com o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, as instalações do frigorífico que busca, agora, apoio do Governo do Estado para a instalação de uma fábrica de ração.


Expo São Luiz

Abriu, na última quarta-feira, a 49ª edição da Expo São Luiz, com a presença de várias autoridades. O evento, um dos mais tradicionais da região, reúne empresas do comércio, serviços e indústria. Na manhã de hoje, o governador Tarso Genro deverá estar em São Luiz Gonzaga para participar da feira e ouvir reivindicações das lideranças locais.

 

 

Crissiumal e as suas agroindústrias

Outro município que comemora os resultados de uma política voltada para a agricultura familiar é Crissiumal. Nesta semana, estive lá visitando o prefeito Walter Heck, que nos falou sobre o projeto Pacto Fonte Nova, responsável pela criação de dezenas de agroindústrias na região. O prefeito, que está em seu terceiro mandato, diz acreditar na construção de acordos que envolvam o associativismo como uma política para o desenvolvimento. Atualmente são mais de 40 agroindústrias produzindo 114 alimentos e bebidas com a marca própria “Fonte Nova”. Dentre os produtos destacam-se cuca, bolachas caseiras, cachaça, licores, rapadura, melado, vassouras, produção de mudas, queijos, vinhos, embutidos, sucos, sabão, etc.


Escola Técnica de Bom Progresso

Nesta semana estive, mais uma vez, visitando a Escola Técnica de Bom Progresso, responsável pela formação de jovens na área da agropecuária. Muito interessante o trabalho desenvolvido pela instituição, que atende em torno de 150 alunos da região Celeiro, em regime de internato. Acompanhei, na ocasião, o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, que conheceu as instalação do educandário e recebeu solicitações do diretor Jacques Konzen, que busca apoio do Governo do Estado para ampliar as atividades desenvolvidas pela escola.


Residencial Jardim

Nesta semana estive no Bairro Carrera Machado, zona Norte de Santo Ângelo, e constatei, com satisfação, que as obras do Residencial Jardim, iniciadas no ano passado, estão numa fase bastante adiantada. Estão sendo construídas no local 138 casas onde serão abrigadas famílias que moram em áreas de preservação ambiental, às margens do Itaquarinchim. Logo após a compra da área pela prefeitura, no ano de 2009, foi encaminhado o projeto para o governo federal, a fim de viabilizar os recursos necessários. O investimento chega a R$ 8,2 milhões. Nos últimos 8 anos, através de projetos semelhantes a esse, foram removidas em torno de 300 famílias que moravam à beira do Itaquarinchim, liberando as margens.


Várias são as atividades que estão sendo desenvolvidas em Santo Ângelo e em Entre-Ijuís, dentro da programação do Outubro Rosa. Com o slogan “Mulher a sua vitória é a nossa conquista na luta contra o câncer da mama”, as atividades se encerram no dia 20.


Ministro do Tribunal de Contas do Estado, João Augusto Ribeiro Nardes, recebeu merecida homenagem da comunidade na noite de ontem. Também lançou o livro “Ribeiro Nardes – A história de uma família do Brasil”.

Ex-prefeito de Santo Ângelo, graduado em Administração de Empresas pela URI, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. É diretor da Rádio Santo Ângelo e da Gráfica Jornal das Missões e professor de Gestão Pública da URI e do IESA.

Email: loureiro@san.psi.br

Mais artigos de Eduardo Loureiro