Coluna de Eduardo Loureiro

Reunião da AMM tratou sobre a ferrovia Norte-Sul
23 de Novembro de 2013 às 12:00

Ontem à tarde, no município de Cerro Largo, foi realizada uma audiência pública sobre a Ferrovia Norte-Sul, que tem o propósito de ampliar e interligar o sistema ferroviário do País desde o Pará até o Rio Grande do Sul. O objetivo da Associação dos Municípios das Missões, entidade que tive a oportunidade de presidir por duas vezes, é sensibilizar o governo federal a incluir a região das Missões nos estudos de viabilidade do traçado da ferrovia. O tema é de fundamental importância para o desenvolvimento da região Noroeste do estado, pois sem uma infraestrutura logística, teremos dificuldades para escoar a produção de forma eficiente e mais barata. O custo do transporte ferroviário é 40% mais baixo do que o rodoviário, responsável por 60% das cargas no Brasil, hoje. Na última quinta-feira, o presidente da AMM, prefeito de Cerro Largo, Renê Nedel, manteve encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer, sobre o assunto.

 

Governador Tarso em Garruchos

Na última quinta-feira, o governador Tarso Genro esteve em Garruchos. Depois de se reunir com lideranças do município e da região no gabinete do prefeito Carlos Cardinal de Oliveira, participou de um almoço com pescadores e da inauguração da nova agência do Banrisul. O governador foi cobrado pelas lideranças locais sobre vários temas, em especial, com relação ao asfaltamento do acesso ao município de Garruchos, que tem 59 km de extensão.

 

Dinheiro para as obras de infraestrutura não faltam, diz governador

Sobre os acessos asfálticos aos municípios, como o de Garruchos, o governador fez questão de ressaltar as dificuldades enfrentadas pelo DAER para realizar diversas dessas obras, em função de problemas burocráticos. Segundo Tarso, a maioria dos acessos asfálticos foram iniciados e paralisados há vários anos e, para serem retomados, vários obstáculos precisam ser superados, desde a atualização dos projetos, renovação dos licenciamentos ambientais, repactuação de contratos antigos e a realização de novas licitações, em muitos casos. Mas reiterou que o governo tem recurso disponível para realizar as obras.

 

Asfalto para a Buriti, Eugênio de Castro e Avenida Valério Ribas

Durante o almoço, servido num lugar muito aprazível na beira do rio Uruguai, conversei com o governador sobre algumas obras prometidas para a região, como o asfaltamento do acesso a Eugênio de Castro, ao distrito de Buriti e da Avenida Valério Ribas em Entre-Ijuís. Lembrei Tarso dos compromissos assumidos publicamente por ele com relação à conclusão dessas obras, e pedi atenção especial para que os processos sejam agilizados. Imediatamente o governador chamou o diretor do DAER que o estava acompanhando e exigiu providências. Segundo o DAER, as obras estão autorizadas, dependendo apenas de alguns ajustes para serem iniciadas ou retomadas. Tarso foi enfático ao dizer que são prioridades do governo. Vamos continuar acompanhando e cobrando.

 

Ambulância e Van para São Miguel

Um dos municípios contemplados com recursos para a saúde foi São Miguel das Missões. Em maio deste ano, os vereadores Eder dos Reis, Jarbas Guarani e Oscar Machado solicitaram ao secretário Ciro Simoni a liberação de recursos para a compra de uma ambulância e de uma Van. O secretário se comprometeu e, depois da tramitação do projeto junto aos órgãos técnicos, foi liberado 200 mil reais para a compra dos veículos. Parabéns aos vereadores pelo empenho e ao município pela conquista.

 

Vereadores buscam recursos para o parque tecnológico

A implantação do parque tecnológico em Santo Ângelo ganhou mais um impulso nesta semana. Os vereadores Vando Ribeiro e Jacques Barbosa articularam uma audiência com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, em Brasília, através do deputado Darcísio Perondi, para tratar do assunto. O objetivo é criar um ambiente tecnológico capaz de atender a demanda da região. Para isso, foi criado um grupo de trabalho formado por lideranças locais, instituições de ensino e empresários do setor de TI. Os vereadores saíram satisfeitos do encontro, já que o ministro acenou positivamente para as reivindicações apresentadas e se comprometeu em colaborar para a liberação de R$ 8 milhões para a instalação do parque. A audiência ainda contou com a participação da vice-prefeita Nara Damião, empresário Luciano Teixeira e deputado Osmar Terra.

 

Recursos para a saúde

Nesta semana, a Secretaria Estadual da Saúde publicou um novo edital autorizando a liberação de recursos para a área da saúde, contemplando alguns municípios da região. De modo especial, acompanhei os processos de Cerro Largo, Santo Antonio das Missões, São Borja, São Miguel das Missões e Garruchos. Os valores que serão repassados para esses municípios chegam a 600 mil reais. Em maio deste ano, uma reunião aconteceu em Santo Ângelo com o secretário estadual da saúde, Ciro Simoni, quando vários municípios apresentaram os seus projetos. Todos foram contemplados.

O PDT realizará reunião da coordenadoria regional do partido na manhã deste sábado, no município de Giruá, a partir das 9h30. Na pauta, a posição dos municípios missioneiros com relação ao lançamento ou não de candidato próprio ao governo do estado no próximo ano.

Acontece hoje à noite, a partir das 20h30, no Clube Comercial, a 9ª edição do Encontro de Ex-Atletas de Santo Ângelo. Participei de todas as edições realizadas até agora. Centenas de desportivas de diferentes cidades do Estado estarão mais uma vez confraternizando em Santo Ângelo.

 

Fonte: Jornal das Missões

Ex-prefeito de Santo Ângelo, graduado em Administração de Empresas pela URI, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. É diretor da Rádio Santo Ângelo e da Gráfica Jornal das Missões e professor de Gestão Pública da URI e do IESA.

Email: loureiro@san.psi.br

Mais artigos de Eduardo Loureiro