Coluna de Eduardo Loureiro

Acordo com ALL garante investimentos na malha ferroviária
30 de Novembro de 2013 às 07:00

 A ALL, concessionária do transporte ferroviário para a região sul, através de acordo com o Ministério Público Federal, assumiu uma série de compromissos que visam a melhoria nos serviços prestados nesta área, que tem importância estratégica para o desenvolvimento da região. Dentre eles, a empresa se comprometeu em repassar de 6 a 7 milhões de reais para revitalização do trecho ferroviário entre Cruz Alta e Santa Rosa, mais 1,4 milhão de reais para revitalização do desvio em Giruá para que os trilhos cheguem até a Cotap, além do pagamento de 8 milhões, em seis parcelas, para depósito em juízo. Os recursos serão repassados, posteriormente, para uma conta destinada a projetos sociais dos municípios da região. A ALL também se comprometeu em fazer um estudo de viabilidade para revitalização do trecho da ferrovia entre Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga. O empenho do procurador da República, Osmar Veronese, foi fundamental para que se chegasse a esse resultado.

Porto Seco e Trem Turístico

O procurador da República, Osmar Veronese, incansável na luta para que a ALL cumpra com a sua obrigação de oferecer um serviço adequado e de qualidade, também informa que a empresa assumiu o compromisso de instalar ao menos um terminal em cada cidade da região por onde passa a ferrovia, visando o carregamento de carga ativa, e de apoiar o projeto do Trem Turístico, que visa a implantação de uma linha de trem ligando Giruá a Santo Ângelo, viabilizando uma nova atração turística na região.

 

Câmeras de monitoramento em Santo Ângelo

No próximo dia 6 de dezembro será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores para tratar da instalação e reparo de câmeras de monitoramento em pontos do município. O encontro foi proposto pelo vereador Lauri Juliani (foto), que justificou a iniciativa dizendo que o objetivo é garantir o cumprimento da lei, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de segurança nas áreas externas das agências dos correios, casas lotéricas e instituições bancárias e financeiras no município de Santo Ângelo.

 

Asfalto para a Buriti e Av. Valério Ribas

Na última quarta-feira conversei, mais uma vez, com o secretário do Planejamento do Estado, João Motta, e com o Cajar Nardes, sobre a retomada da pavimentação asfáltica do acesso a Buriti. A boa notícia é de que a conclusão da obra já está autorizada, dependendo apenas de pequenos detalhes de ordem burocrática e da mobilização da empresa Conpasul, que deverá vir para a região nas próximas semanas. Além do asfalto para a Buriti, a empresa irá concluir a pavimentação asfáltica da Avenida Valério Ribas, em Entre-Ijuís, obra viabilizada através de convênio entre o governo estadual e a prefeitura do município, a exemplo de Santo Ângelo.

 

PDT fez encontro regional em Giruá

No último sábado, em Giruá, foi realizada mais uma reunião regional do PDT. Dezenas de lideranças trabalhistas se fizeram presentes com o objetivo de debater sobre o lançamento ou não de candidatura própria ao governo do estado. Outro tema bastante debatido no encontro diz respeito ao lançamento de uma candidatura a deputado estadual para representar a região, que está muito enfraquecida em termos de representação política. A região das Missões, que já contou com quatro ou cinco deputados num passado recente, hoje não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

 

Deputado Cherini destina recursos para o hospital de São Miguel

Durante a reunião realizada em Giruá, no último sábado, o deputado Giovani Cherini, apesar de não ter conseguido participar do encontro, confirmou, por telefone, a destinação de uma emenda no valor de 200 mil reais para a ampliação do hospital de São Miguel das Missões. A reivindicação havia sido encaminhada pela direção da instituição, através do Mirinho Dalpiaz, e pelos vereadores Eder dos Reis, Oscar Machado e Jarbas Guarani, que contou com o nosso apoio. Mais uma grande conquista do município que, recentemente, recebeu verba do governo estadual para a compra de uma ambulância e uma van para a saúde. Nesta semana, os três vereadores do PDT também encaminharam um pedido de emenda parlamentar ao deputado Vieira da Cunha para a destinação de 100 mil reais para a construção de duas salas de aula na Escola Municipal Professor João de Oliveira Costa. Me comprometi em apoiar mais esta luta.

Vestibular IFF

Mais de 450 pessoas se inscreveram no vestibular do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo (IFF). Considerando que estão sendo oferecidas, neste primeiro momento, 140 vagas, sendo 70 destinadas ao curso técnico de Informática para Internet e outras 70 ao curso de Gerenciamento em Saúde, a proporção é de 3,2 candidatos por vaga. Levando em conta que este é o primeiro vestibular da instituição, o resultado pode ser considerado muito positivo. As provas serão aplicadas no dia 14 de dezembro. Já as aulas do Instituto Federal Farroupilha serão realizadas, inicialmente, na sede provisória localizada na Rua Antônio Manoel, ao lado da Secretaria Municipal de Educação. A obra do campus do IFF segue dentro do cronograma estabelecido e a conclusão será em 2014.

 

Asaf

Na noite da última terça-feira participei de um confraternização organizada pela ASAF que, na presença de patrocinadores, colaboradores e autoridades, fez uma prestação de contas das atividades realizadas durante o ano, inclusive com relação à situação financeira da entidade. O presidente Zanetti falou em nome da direção e ressaltou que, apesar das dificuldades, o grupo está empenhado em buscar os apoios necessários para jogar a Série Prata de Futsal no próximo ano. Parabenizei, na ocasião, pela forma séria e transparente com que o grupo vem conduzindo os destinos da nossa ASAF. O resultado é o sucesso do projeto.

 

Registro e agradeço convite para participar das comemorações do 31º aniversário da fundação do Piquete Nativista Giruá e do lançamento do tradicional Rodeio Crioulo promovido pela entidade. O evento vai ocorrer no próximo dia 5 de dezembro, em Giruá.

O Santo Ângelo anunciou nesta semana que deverá disputar o campeonato estadual do próximo ano. Não poderia ser diferente. Pela história e tradição, o clube não pode pensar em ficar fora da disputa. Dificuldades sempre existiram e podem ser superadas.

Fonte: Jornal das Missões

Ex-prefeito de Santo Ângelo, graduado em Administração de Empresas pela URI, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. É diretor da Rádio Santo Ângelo e da Gráfica Jornal das Missões e professor de Gestão Pública da URI e do IESA.

Email: loureiro@san.psi.br

Mais artigos de Eduardo Loureiro