Coluna de Eduardo Loureiro

R$ 35 milhões para Santo Ângelo
21 de Dezembro de 2013 às 07:00

O município de Santa Rosa assinou, na última sexta-feira, 13, com a Caixa Econômica Federal, o contrato de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC da Mobilidade, do Governo Federal. O valor total do investimento é superior a R$ 35 milhões. Esse projeto foi encaminhado na mesma época em que Santo Ângelo encaminhou o seu, no ano de 2011. Depois de passar por uma criteriosa análise técnica e de vencer todos os trâmites burocráticos, o governo autorizou o uso do recurso. A expectativa é que nos próximos dias aconteça a assinatura do contrato de Santo Ângelo, que vai garantir recursos da ordem de 35 milhões de reais para a pavimentação asfáltica de aproximadamente 500 quadras, além de sinalização viária e construção de abrigos nas paradas de ônibus. Uma grande notícia, sem dúvida.

Recuperação do HSA

Com satisfação participei na última segunda-feira (16) da sessão especial da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, quando foram prestadas homenagens às pessoas que contribuíram de forma decisiva para a recuperação do Hospital Santo Ângelo, viabilizada através de um grande esforço, que envolveu muitas lideranças e instituições. Essa luta foi, sem dúvida, um dos episódios mais marcantes da nossa gestão à frente da prefeitura. Considero que foram dois os fatores mais relevantes para essa conquista: a forte articulação que garantiu os recursos necessários e a profissionalização da administração. Hoje, o HSA é referência em termos de gestão. No ano passado, o superávit alcançado foi superior a 4 milhões de reais. Parabéns a todos que acreditaram que seria possível. Valeu a luta!

 

Senador Salgado Filho
Na primeira semana de dezembro, o município de Senador Salgado Filho realizou a 6ª ExpoSafi que alcançou, mais uma vez, amplo sucesso. Estive visitando a feira no domingo, dia 8, juntamente com o prefeito de Giruá, Fabiam Thomas. Um grande público compareceu e pode conferir as potencialidades do município, visitando os expositores da área do comércio, indústria e serviços e assistindo as diversas atrações culturais proporcionadas pela organização do evento. A população do município está comemorando o início do asfaltamento da VRS 867, que liga Senador Salgado Filho a Giruá. Parabéns ao prefeito Norton Matter e ao ex-prefeito e presidente da feira, Sedir Wastowski, pelo evento e pelas conquistas alcançadas.

 

Formatura do Colégio Tiradentes
Eles tiveram que se adaptar a regras e desafios diferentes do cotidiano habitual, mas conseguiram vencê-los e receberam os seus diplomas de conclusão do ensino médio do Colégio Tiradentes da Brigada Militar no último final de semana. Foi a segunda turma formada pela instituição, instalada em Santo Ângelo no ano de 2009, depois de uma luta intensa que mobilizou várias lideranças. Trata-se de uma das grandes conquistas do município na área da educação, considerando que o Colégio Tiradentes é reconhecido no Brasil em função da qualidade do ensino que oferece. No ano passado, tive a honra de ser paraninfo da primeira turma formada pelo educandário. Parabéns aos formandos pela conquista alcançada e sucesso nesta nova etapa das suas vidas.

Patrimônio da Humanidade completou 30 anos
Na semana passada, as Ruínas de São Miguel das Missões completou 30 anos de reconhecimento como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Se trata do único patrimônio com esse título, concedido pela Unesco em 1983, no Sul do Brasil. Um dos poucos em todo o mundo. Devemos aproveitar esse momento para refletirmos, não somente sobre a importância desse patrimônio para a região, mas sobre o potencial que temos na área do turismo, que se constitui numa alternativa de desenvolvimento econômico, com grande potencial para gerar emprego e renda.

Turismo
O turismo precisa ser pensado em todos os seus aspectos: a divulgação, melhorias na infraestrutura, os atrativos, a qualidade dos serviços, etc. Uma outra questão fundamental é o trabalho articulado entre todos os municípios da região. Cada um deve fazer a sua parte, mas sempre dentro de um contexto maior. O grande desafio dos destinos turísticos é manter o turista por mais tempo na região. Quanto mais atrativos tiver, quanto mais lugares para visitar, mais razões ele terá para permanecer por aqui. Talvez esteja na hora de pensarmos num grande projeto regional nesta área, envolvendo todos os municípios. Não podemos esquecer que no ano que vem teremos Copa do Mundo, quando milhares de turistas do mundo todo visitarão o Brasil, inclusive o Rio Grande do Sul, que sediará jogos do Mundial. Será que estamos nos preparando adequadamente para aproveitar esta oportunidade?

São Luiz Gonzaga recebe caminhão de bombeiros
Na manhã da última quinta-feira (19) aconteceu a entrega do novo caminhão-tanque para o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga. Várias autoridades se fizeram presentes, dentre elas os secretários estaduais do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, e da Segurança Pública, Airton Michels, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte. No ano passado foi a vez de Santo Ângelo receber o seu caminhão, adquirido com recursos repassados pelo Ministério Público do Trabalho. Investimentos fundamentais para garantir a segurança da comunidade regional. 

Fonte: Jornal das Missões

Ex-prefeito de Santo Ângelo, graduado em Administração de Empresas pela URI, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. É diretor da Rádio Santo Ângelo e da Gráfica Jornal das Missões e professor de Gestão Pública da URI e do IESA.

Email: loureiro@san.psi.br

Mais artigos de Eduardo Loureiro