Coluna de Eduardo Loureiro

Prefeitos missioneiros querem recuperar a representação política da região
28 de Dezembro de 2013 às 08:00

A Associação dos Municípios das Missões realizou a sua última reunião do ano em Salvador das Missões na sexta-feira da semana passada. Vários assuntos estiveram em pauta, como a situação das rodovias da região, a ferrovia norte-sul, a eletrificação rural, etc. Mas um tema chamou atenção em especial. Os prefeitos manifestaram preocupação com relação à falta de representação política da região, que, por incrível que pareça, apesar da sua importância e tradição na área política, não conta hoje com nenhum representante no parlamento gaúcho, nem na Câmara Federal. Essa situação representa um grande prejuízo para todos os municípios missioneiros, afinal de contas, para viabilizar grandes projetos, para conquistar recursos, para garantir obras e investimentos estratégicos para o desenvolvimento da região, apoio e articulação política são fundamentais.

Deputados priorizam a sua região de origem
Os prefeitos, durante a reunião, se queixaram da falta de atenção por parte de deputados. Chegaram a dizer que a região está abandonada. O que geralmente acontece, e isso é perfeitamente normal e, até, natural, é que um deputado vai sempre priorizar a sua base eleitoral, ou seja, a sua região de origem. Como não temos mais nenhum deputado daqui, caímos num vazio, nesta falta de atenção reclamada pelos prefeitos, que chegaram a discutir a possibilidade da haver um trabalho conjunto no sentido de aproveitar as eleições do próximo ano para eleger deputados missioneiros, independentemente do partido político ao qual pertençam.
O fato é que precisamos retomar a nossa força política urgentemente. Precisamos de pessoas verdadeiramente comprometidas com as nossas causas e que conheçam a nossa realidade.

Agert
A diretoria da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) realizou em Santana do Livramento, no dia 13 de dezembro, a última reunião de 2013 para avaliar as ações realizadas neste ano e traçar as metas e calendário para 2014. O encontro de trabalho ocorreu no Hotel Jandaia, e à noite, a diretoria se reuniu novamente para a festa de confraternização de fim de ano na residência da Família Badra. Durante a estada em Santana do Livramento, tivemos a oportunidade de conhecer o novo prédio da Rádio RCC FM e jornal A Plateia.

Ano excepcional para a Rádio Santo Ângelo e Jornal das Missões
As equipes da Super Rádio Santo Ângelo e do Jornal das Missões se reuniram na semana passada para confraternizar e comemorar os bons resultados alcançados durante o ano. Quero aproveitar para cumprimentar todos os profissionais destes dois órgãos de comunicação social que têm se dedicado a cumprir a missão de levar a informação confiável, isenta e de forma ágil à comunidade regional. O JM, que comemorou 30 anos em 2013, e a Super Rádio Santo Ângelo, com 66 anos de atividades, desfrutam de um grande prestígio por conta do trabalho dos seus competentes profissionais. O maior patrimônio de qualquer organização é o capital humano. São as pessoas que fazem a diferença através dos seus talentos e competências.

Vereador Walter Steinhaus
Nesta semana recebi a visita do presidente da Câmara de Vereadores de Caibaté, Walter Steinhaus, eleito no último dia 23 de dezembro. Além de promover uma maior aproximação com a comunidade, o novo presidente pretende trabalhar para viabilizar a construção da sede própria do poder legislativo.

 

Ministro Nardes
Com satisfação recebi, nesta semana, a visita do presidente do Tribunal de Conta da União, ministro João Augusto Ribeiro Nardes, que esteve em Santo Ângelo onde passou o Natal com familiares. Enquanto deputado, Nardes foi um grande parceiro na busca de recursos que viabilizaram obras importantes para a região.

 

Que venha 2014
Chegamos ao final de mais um ano. É tempo de refletir sobre o que aconteceu ao longo de 2013 e projetar o novo ano, que promete ser muito movimentado em função da Copa do Mundo e das eleições. Logo depois do Mundial, teremos a possibilidade de escolher os nossos representantes em nível estadual e federal, tanto para o Executivo como para o Legislativo. Depois das manifestações desse ano, quando as pessoas ocuparam as ruas em protesto contra tantos desmandos que estão ocorrendo no país, espera-se uma nova postura por parte dos eleitores, que poderão aproveitar a oportunidade para garantir as mudanças desejadas. Isso só ocorrerá de fato se o voto for mais consciente e criterioso.

Receita de Ano Novo
A todos os missioneiros desejo um 2014 de muita paz, saúde e prosperidade. A seguir, um trecho do poema “Receita de Ano Novo” de Carlos Drummond de Andrade:
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre. 

Fonte: Jornal das Missões

Ex-prefeito de Santo Ângelo, graduado em Administração de Empresas pela URI, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. É diretor da Rádio Santo Ângelo e da Gráfica Jornal das Missões e professor de Gestão Pública da URI e do IESA.

Email: loureiro@san.psi.br

Mais artigos de Eduardo Loureiro