Coluna de Eduardo Loureiro

Inauguração das obras da pista de rodeios
15 de Março de 2014 às 08:06

No último sábado, 8 de março, foram inauguradas as obras de remodelação da pista de rodeios do parque da Fenamilho, que incluem a construção de uma nova cobertura para as arquibancadas e novos banheiros. O investimento foi viabilizado a partir de uma emenda de 400 mil reais destinada pelo deputado federal Vieira da Cunha. Parte desse montante vai financiar também a instalação de um novo sistema de iluminação na pista de rodeios, processo que se encontra em andamento. O recurso foi conquistado no ano de 2011, a partir de uma solicitação do então vereador Edson Martins num trabalho realizado em conjunto com a Administração Municipal. Naquele ano, acompanhei o vereador numa audiência com o deputado Vieira, em Brasília, que confirmou, na ocasião, a destinação da verba. Importante lembrar também a luta das entidades tradicionalistas na época, que reivindicavam essas melhorias. Uma das pessoas que liderou esse processo foi o tradicionalista Telismar Lucca. Parabéns a todos pela conquista.

Vitória das Missões recebe novos veículos para a Saúde

O município de Vitória das Missões recebeu nesta semana uma ambulância que vai ampliar e qualificar o atendimento à saúde da população. O recurso para a aquisição do veículo foi destinado pelo governo do Estado, e contou com contrapartida financeira do município. Acompanhei o esforço dos vereadores Rosane Somavila Maciel, Anita Minetto, Lauri Bunini e Augusto Steinhorst para conquistar a verba. No ano passado, a pedido desses vereadores, agendei uma reunião com o então secretário estadual de saúde, Ciro Simoni, quando foi apresentado o projeto. Também está garantida a compra de um outro veículo para a secretaria de saúde com recursos do governo estadual, e a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado federal Giovani Cherini, através de um trabalho realizado pelos mesmos vereadores. Parabéns às lideranças que lutaram e, especialmente, à comunidade de Vitória das Missões.

Usinas hidrelétricas e as compensações ambientais

O diretor da Eletrobras, Valter Cardeal, em reunião realizada na Câmara dos Deputados no mês de fevereiro, detalhou o cronograma do complexo de usinas hidrelétricas que serão construídas no rio Uruguai, no Noroeste gaúcho – a de Garabi, em Garruchos, e a de Panambi, em Alecrim. O investimento previsto ultrapassa os 5 bilhões de dólares e vai causar grandes impactos sociais e ambientais. Para amenizar essas consequências, um montante muito expressivo de recursos será aplicado a título de “compensação ambiental”. Isso representa uma grande oportunidade para que a região possa garantir investimentos significativos que poderão melhorar muito a qualidade de vida da população, e resolver problemas e carências que hoje nós possuímos.

Região precisa definir prioridades

Para isso, os municípios precisam se organizar e elaborar uma espécie de plano estratégico a fim de definir as prioridades na área da infraestrutura, da saúde, da educação, etc. Por exemplo: poderemos conquistar recursos para o asfaltamento de alguns acessos municipais, começando com Garruchos, que vai sediar uma dessas usinas. A recuperação das rodovias da região também é uma necessidade. A ponte internacional é outro investimento estruturante de grande importância. Podemos cobrar a construção de duas pontes, uma em Porto Xavier e outra em Porto Mauá. Na saúde, precisamos garantir a reforma e a ampliação dos nossos hospitais. Na educação, a construção de novas escolas, além de melhorias nas já existentes, e assim por diante. Tudo isso será possível, desde que haja organização. Uma reunião prévia sobre esse tema, inclusive, aconteceu em 2011 no Ministério de Minas e Energia, e que contou com a participação de vários prefeitos do Noroeste gaúcho. No ano passado, uma audiência pública foi realizada em Santa Rosa, quando, mais uma vez, esse assunto foi tratado. Serão muitas as oportunidades, portanto. Mas para que isso aconteça, é fundamental que os municípios estejam articulados e elaborem uma pauta de reivindicações estratégicas para que seja apresentada ao governo federal. Com a perspectiva de que as usinas possam ser iniciadas ainda em 2015, essa discussão precisa acontecer o mais breve possível. 

Expodireto

Estive, na última quarta-feira, visitando a ExpodiretoCotrija, em Não-Me-Toque, um dos maiores eventos do agronegócio do país. A organização e o tamanho da feira impressionam. Até a quinta-feira mais de 200 mil pessoas haviam passado pela feira, de acordo com os números oficiais. É possível encontrar por lá gente de todo o país, além de estrangeiros. Todas as principais empresas que oferecem produtos e serviços voltados para toda a cadeia produtiva estão presentes. No total são 505 expositores.

Giruá realiza a 8ª Festa do Butiá

Abriu na última quinta-feira, em Giruá, a 8ª edição da Festa do Butiá. A expectativa da comissão organizadora é reunir um público recorde até amanhã, quando se encerra o evento na Praça Aládio Ferreira. Setenta e dois expositores giruaenses participam da feira, mostrando os seus produtos essencialmente à base de butiá. Hoje à noite o músico latino-americano Dante Ramon Ledesma estará se apresentando. A novidade nesse ano é o desfile de modas com a temática butiá que, intitulado “Cores e Formas da Nossa Terra”, oportunizará aos giruaenses exporem sua criatividade com estampas, folhas, cascas, caroços e todos os derivados da fruta-símbolo do município. A 8ª Festa do Butiá é uma realização do Governo Municipal, com apoio do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores, e conta com entrada franca para visitação e também para todos os shows e apresentações. Parabéns ao prefeito Fabiam Thomas e toda a sua equipe por mais essa iniciativa.

Recanto do Sabiá

Um dos mais tradicionais eventos culturais da região, o Festival do Recanto do Sabiá, começou na última quinta-feira, às margens do rio Ijuí-Mirim, em Entre-Ijuís. O objetivo do encontro, que está na sua 20ª edição e atrai a atenção de artistas e apreciadores da cultura gaúcha de toda a região, é o culto às tradições do Rio Grande, além de abrir espaço para o surgimento de novos talentos. Assim como tenho feito todos os anos, estive lá no primeiro dia do evento, quando várias homenagens foram realizadas aos integrantes da Confraria Recanto do Sabiá. Um dos mais festejados foi o artista Tadeus Martins que, depois de estar ausente alguns anos, retornou ao convívio do grupo. Vários nomes conhecidos da música regionalista costumam frequentar o local. No sábado estará presente o conhecido instrumentista Gilberto Monteiro. O confrade maior do Recanto do Sabiá é o tradicionalista Renato Schorr.

Fonte: Jornal das Missões

Ex-prefeito de Santo Ângelo, graduado em Administração de Empresas pela URI, pós-graduado em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI e mestre em Administração de Empresas pela UFRGS. É diretor da Rádio Santo Ângelo e da Gráfica Jornal das Missões e professor de Gestão Pública da URI e do IESA.

Email: loureiro@san.psi.br

Mais artigos de Eduardo Loureiro