Coluna de Eunísia Kilian

A Carla
29 de Novembro de 2013 às 19:56

Transcrevo as informações e e-mail que recebi da leitora e amiga Vera Lúcia Lied:

"Eunísia, achei interessante comentar sobre Carla Maffioletti, sendo filha de uma santo-angelense. Os avós maternos da Carla eram Tenório Albuquerque, militar do Exército casado com Rosa Nascimento, cunhada do Dr. Pedro Osório do Nascimento. Moravam na Marquês do Herval em frente à casa do bispo. O casal tinha quatro filhas e um filho: Eridan, Simone, Leda e Gugu (não lembro o nome). E um filho mais velho, Rômulo (falecido). Leda Albuquerque Maffioletti é mãe da Carla. Acho que faz uns 30 anos que foram embora de Santo Ângelo. A Leda possui Doutorado em Educação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005; Mestrado em Educação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987; Especialização: Formación en Psicopedagogia Clinica para Graduados, Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires, EPSIBA, Argentina, 1995; Licenciatura em Música: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1974.

Carla Maffioletti, de ascendência italiana e neerlandesa, quando era criança começou a tocar violino para depois mudar para guitarra clássica. Seus talentos eram tão notáveis que no início de sua adolescência ela já excursionava por todo o Brasil. Na universidade iniciou aulas de canto e rapidamente desenvolveu sua voz. Multilinguística, Carla decidiu estudar canto no conservatório de música Conversatorium Maastricht, em Maastricht, nos Países Baixos, assim como fez sua amiga, Carmen Monarcha. Quando estudava na academia, ela chamou a atenção de André Rieu, que a contratou como vocalista para sua Johann Strauss Orchestra. Eu assisti uns vídeos do André Rieu e num deles aparece a Carla cantando. Eu já sabia que ela fazia parte da orquestra do André Rieu. Quem deve saber mais do passado, tempo em que moraram aqui em Santo Ângelo é o Dr. Pedro Osório. Espero ter sido útil."

Pedagoga, Especializada em História da Filosofia, membro do Conselho de Cultura, Patrimônio Histórico e Arquelógico de Santo Ângelo, integrante do Movimento Pró-Memória e da Academia Santo-angelense de Letras. Quinzenalmente, assina a coluna Memória.

Email: eunisiaineskilian@hotmail.com

Mais artigos de Eunísia Kilian