Coluna de Marcelo Blume

Vender mais e melhor
14 de Junho de 2016 às 07:55

Mais do que nunca, estamos todos querendo e precisando vender mais e melhor. Todavia, muitos não estão sabendo como ou não estão sendo capazes de colocar em prática o que sabem.
Vender é o que sustenta todo o negócio e por isso precisa da maior atenção de todos os que pensam e vivem a partir dele. O que mais tem chamado atenção tanto de consumidores como de investidores atualmente são exatamente os pequenos negócios, que são a maioria dos empreendimentos. Ninguém mais precisa esperar o negócio ser maior do que é para fazer um esforço em criar uma referência positiva. Também é melhor não esperar pelas notícias positivas pelo rádio, jornal, televisão, internet. Para gerar os resultados que precisamos e desejamos, as decisões mais importantes e as ações mais efetivas, são para agora e só nós mesmos podemos tomá-las. Embora os governos, os políticos e o judiciário são os protagonistas do noticiário, não estão tomando as decisões da sua vida, nem dos seus negócios.

Há muitos consumidores atrás de descontos, e é verdade que há muitas empresas entrando “na onda”, mas melhor do que descontos e liquidações, é promover a agregação de valor oferecendo serviços e novidades. Lembre-se que é sempre importante fazer algumas pesquisas antes de ofertar os novos serviços agregados, novos produtos e as novidades.

Uma questão da maior importância é que a hora de fazer mais propaganda é agora, quando você quer e precisa vender mais e melhor e quando os seus concorrentes menos preparados se encolheram e entraram em dificuldades. Quando você estiver ocupando a maior parte da capacidade produtiva, vendendo muito bem, muito provavelmente não seja tão importante anunciar, quanto nos momentos de maior dificuldade. Muitas pessoas perderam parte do poder de compra, mas ainda possuem muitas necessidades, desejos e interesses. O que ocorre em períodos como estes é que as pessoas estão mais seletivas, avaliando bem mais se agora é o melhor momento e se realmente vale a pena aquele desembolso. Para vender mais e melhor é preciso mostrar porque agora é o melhor momento para a decisão e o quanto será vantajoso realizar o negócio que você propõe. A diversidade de mídias disponíveis para cada um dos diferentes públicos é cada vez maior e é preciso aproveitar da melhor maneira o momento e as condições para promover os negócios.

Junte sua equipe e pensem nos clientes que desejam conquistar, identificando o que eles mais gostam, suas preferências, estilos, perfis, e avaliem que as pessoas são atraídas e estão dispostas a pagar por algo que gostam muito e lhes dá satisfação. É muito comum ouvir vendedores e até empresários culparem o mercado, a concorrência, o governo, a crise, os impostos, o clima, o noticiário, e tantos outros, como resposta a simples pergunta “Porque não está vendendo mais?”. Proponho algo diferente, como rever alguns pontos que já discutimos neste espaço, como a vitrine, o estado da fachada, a atratividade do seu ponto de vendas, a iluminação, o aconchego do ambiente, os aromas, a sonorização, a temperatura, a limpeza, a apresentação, dentre outros.

Vende bem quem entende que o cliente é o protagonista da venda. Ele nunca será fiel, se não formos fiéis e leais a ele. Para quem acha que faz “tudo” pelo cliente, procure refletir se o “tudo” é o seu melhor e mais, se a concorrência não faz melhor, especialmente aquilo que o cliente realmente valoriza. Reflita se não é o caso de ter produtos, serviços e formas de atender e vender que você e sua equipe consideram melhores, mas que não é exatamente o que o CLIENTE que você quer, considera melhor.

As empresas que vendem mais e melhor, são aquelas que entendem antes de atender, os clientes que elas desejam. As pessoas compram mais, quando recebem mais, portanto, ofereça algo a mais e terá clientes fiéis, fãs e amigos.

Esperando ter ajudado a refletir como vender mais e melhor, deixo um abraço a todos e até a próxima!
 

Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Professor da UNIJUÍ e convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados.

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

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