Coluna de Marcelo Blume

Chegando as maiores vendas do ano
11 de Outubro de 2016 às 07:55

Está chegando as nossas portas o período de maior volume de vendas do ano em praticamente todos os setores, faltando praticamente 2 meses para o Natal. Muitas empresas estão finalizando preparativos que vão desde o reforço e a organização dos estoques, melhorias de processos para reduzir filas e garantir confiabilidade no atendimento de um maior volume de pessoas, a seleção de pessoal para reforçar a equipe e o planejamento do calendário de vitrines e decoração.

Como você está preparando a sua estrutura e o seu time para este momento?

Se já está tudo alinhado com os fornecedores, ainda é tempo de mais uma analise na identificação das imediações do ponto de venda, se é fácil identificar e encontrar a loja. A pintura da fachada e acabamentos estão com boa qualidade e são atrativos para o público desejado? Depois disso, analise a vitrine e a exposição interna e verificando se a iluminação é adequada ao longo do dia e também á noite. Lembre-se que neste período há também mais pessoas que passeiam, caminham pelas ruas e calçadas e neste caso, fachada, vitrine e organização interna da loja representam o maior e melhor outdoor que você pode ter.

A comunicação visual das seções de mercadorias e dos preços estão auxiliando na venda? É preciso lembrar toda a equipe que o ambiente de vendas precisa ser um verdadeiro vendedor silencioso, pois é uma estratégia cuja eficiência é mais do que provada e aprovada, quando se tem boa exposição interna em todos os pontos que podem chamar mais atenção, bem iluminados, organizados, limpos, destacados, com bons aromas e também sonorização.

Como está sendo preparada a equipe de atendimento e vendas? Quem vai selecionar mais pessoas para a equipe ainda está em tempo de rever os critérios de seleção. É preciso contar com mais gente apaixonada por vendas. Escolher pessoas que encarem a profissão de vendas como uma carreira. Estes tem chance de no futuro tornarem especialistas reconhecidos. Os outros, não sabemos o que serão no futuro e por isso, é melhor escolher os que querem ser profissionais de vendas e que gostam disso.

Com mais movimento, é preciso renovar diariamente as energias da equipe. É muito importante também que tanto o gestor de vendas, quanto os profissionais mantenham-se atualizados, lendo, estudando e assim, mantendo o entusiasmo sempre em alta.

É importante também, para o espírito da equipe, incentivar a vibração em cada venda realizada, comemorando e sentindo a felicidade de conquistar uma nova venda, e/ou um cliente novo. Pode ser no final do dia, onde também não pode-se deixar de fazer uma análise dos contatos ou das visitas realizadas e do aproveitamento de cada uma delas. Isso vai motivar a todos para o dia seguinte.

Nesta época em que o movimento é bem maior do que no resto do ano, corre-se o risco de faltar atenção a alguns detalhes, por isso todos devem auxiliar na obtenção do sucesso do cliente com o produto, seja ele um bem ou serviço. Quando o cliente percebe o interesse da equipe de vendas pela solução que ele busca, não somente na venda, é certo que haverão indicações de novos clientes, lembrando aos amigos e familiares o quanto todos demonstraram boa vontade em orientá-lo quando ele precisou da sua empresa.

Finalizando, nesta época a equipe também precisa ser estimulada a apreciar a oportunidade de conhecer novas pessoas todos os dias e aproveitar para crescer profissionalmente, pois é sempre importante enriquecer os relacionamentos pessoais. Isso pode garantir mais negócios no início do próximo ano, quando as vendas tendem a cair.

Aproveito para desejar mais e melhores vendas a todos! Um abraço e até a semana que vem!

Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Professor da UNIJUÍ e convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados.

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

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