Coluna de Oscar Pinto Jung

Seu Tancinho, o médico sem diploma
26 de Julho de 2016 às 08:00

Num tempo em que os profissionais da Medicina eram poucos, o Plano Espiritual encarregou pessoas sensíveis ao bem para o atendimento de comunidades do meio rural. Nesse contexto, Constâncio Rodrigues de Almeida, o Seu Tancinho, cumpriu muito bem o papel de médico sem diploma no então Distrito de São Miguel. Não o conheci pessoalmente, mas estou admirado com a gratidão que os miguelinos dedicam a ele. Estou o conhecendo agora através das recordações da advogada Lisiane Brum de Almeida (neta) e do amigo José Dirceu Dutra. Como Agenor Marciano (Piaco), o Seu Tancinho também fazia partos,sendo que o da Terezinha Munareto foi o primeiro feito por ele.

Os dois médiuns de cura não passaram do ensino primário, mas eram fortemente intuídos por médicos espirituais na assistência aos enfermos. Aliás, o Seu Tancinho foi conselheiro espiritual de muita gente e muitas vezes se deslocava a cavalo ou de aranha (ainda existe?) em estradas esburacadas para atendimento domiciliar. Ele receitava homeopatia, ervas caseiras e alguns remédios de farmácia. Até realizava pequenas cirurgias, com o apoio de dois médicos muito conhecidos em Santo Ângelo: Dr.Olavo Meira (Chefe do Posto de Saúde) e Dr.Luiz Loureiro Kruel, ótimo cirurgião. Nas horas vagas, lia o livro “O Conselheiro Médico do Lar”, de autor estrangeiro, presenteado por Bráulio Ribas, que morava no Entre-Ijuís.

O ex-vereador Alcibíades Ribas, quando tinha 12 anos, foi curado pelo Seu Tancinho, depois de ter passado por vários tratamentos médicos. Neri Bedates, antigo morador da histórica terra de São Miguel das Missões, conta que certa vez teve inflamado um calo na sua mão direita. A cura foi obtida através de receita paranormal do sensitivo que deixou o mundo físico no início da década de 70. Qual foi a receita exótica?

- O Seu Tancinho mandou esquentar cebola roxa no borralho e largar o suco, juntamente com a cebola no local machucado. Deu certo.
Elaine Ribas do Nascimento devota enorme apreço aos padrinhos Seu Tancinho e dona Joaquina. Ela conviveu com eles por algum tempo. Ela também presta seu depoimento sobre o médium de cura humilde, que deixou rastros de bondade e amor ao próximo em São Miguel das Missões. Eis o que diz a Elaine:

- Recebi deles cuidados em dois momentos importantes da minha vida. Tenho certeza da importância desses cuidados. Minha mãe sempre falava que ele era um homem de Luz. Na verdade, ele era o médico da comunidade miguelina. O Seu Tancinho conhecia métodos de remédios caseiros de ervas da natureza. Usava cascas de árvores milagrosas. Um dom que somente pessoas especiais possuem. Saudades eternas e o meu profundo agradecimento a ele.

Mulheres que não conseguiam engravidar tiveram filhos graças aos depurativos preparados pelo Seu Tancinho. Marilene, uma das netas do médium, também tem obtido sucesso na aplicação dos mesmos depurativos. A propósito, há quem diga que um ex-prefeito de São Miguel desembarcou no planeta graças aos depurativos do Seu Tancinho...

Alguns exercícios para reforma íntima, conforme Chico Xavier, curtidos por Rubem César Trampuch: “Executar alegremente as próprias obrigações. Silenciar diante da ofensa. Esquecer o favor prestado”.
 

Advogado, integrante da Academia Santo-angelense de Letras. Escreve nas edições de terça-feira. 

Email: pintojung@terra.com.br

Mais artigos de Oscar Pinto Jung