Coluna de Pedro Belmonte

HSA
13 de Dezembro de 2014 às 08:00

Fui convidado por Pedro Grass a visitar o Hospital Santo Ângelo e seu provedor, Bruno Walter Hesse.
Conforme Bruno, ‘vencidas diversas etapas, nos próximos dias iniciaremos a construção de 58 novos leitos, pelo programa Mais Leitos, do governo do Estado’.
Também em projeto, construir prédio de oito andares, ampliando e qualificando serviços do HSA. Para Bruno, hospital se destaca regionalmente. Fez balanço positivo desse período como provedor, acrescentando, que com a construção dos novos leitos, casa de saúde passará dos atuais 176 para 230. Orgulha-se do slogan: ‘Hospital Santo Ângelo: um novo hospital para um novo tempo’.

HSA II
Ampliação também proporcionará que o HSA passe da cobertura de 300 mil para 1 milhão de habitantes. No prédio, serão investidos R$ 30 milhões, com recursos federais, estaduais e municipais. Previsto acesso ao pronto-atendimento, administração e auditório no primeiro andar. No segundo, unidades de Oncologia, Farmácia e Endoscopia.
No terceiro, UTI adulta com 30 leitos, quarto Centro Cirúrgico com 10 salas e 28 leitos de recuperação, quinto, área técnica e centro de esterilização de materiais, no sexto, sétimo e oitavo funcionarão três unidades de internação com 34 leitos cada.
Ideia é fazer um hospital escola destinado à residência medica, qualificando Santo Ângelo a instalar um curso de Medicina.

Tarso-Sartori
Cofres estaduais raspados, confirmados por notícias (inclusive partidas da administração atual).
Foi autorizado sacar recursos dos processos judiciais, caixa único e demais fontes alternativas.
Ultimamente circula a possibilidade de atraso de salários. É prática, repetida a cada início de mandato. Atrasar salários é gol contra. Sartori e seus companheiros de governo, especialmente da Fazenda, não devem tê-lo cogitado. Essas notícias criam factoides. Até chegar a verdade, geram animosidades e ambiente desfavorável ao novo gestor.
A crise econômica é contornável. Como o governador Tarso participou da sua geração, é necessário que ambos os lados não joguem mais gasolina na fogueira.

Tarso-Sartori II
Segundo Tarso, ‘é preciso repartir custos para sair da crise’. Pode ser, mas sem prejudicar o funcionalismo. Na sua gestão, manteve salários em dia, aplicando fórmulas nada ortodoxas, embora legais. Sartori também não atrasará. Sem poder lançar mão dos meios que socorreram Tarso, deverá ser criativo, dedicando-se, ainda, à atração de novos e grandes investimentos ao RS.
Seu futuro secretário da Fazenda, Giovani Feltes, prevê dificuldades e adoção de medidas impopulares, pulando o atraso do pagamento da folha.
Sartori anuncia que diminuirá número de secretarias em 20% ‘para economizar, dar mais agilidade e dinâmica às ações e aos programas’.

Natal
Deixei Santo Ângelo na noite de abertura do Natal Cidade dos Anjos. Soube do sucesso das primeiras noites.
Inserção da 2ª Mostra Internacional de Música nas Missões enriqueceu e ampliou o evento, proporcionando visitar as ruínas e participar do show natalino, chancelado pela administração santo-angelense.

Lula
‘Então quer dizer que Lula, paladino dos pobres, recebeu tríplex da Bancoop de Vacari, reformado pela OAS, onde as elites paulistanas passam férias? É a própria ‘piada pronta’.’
Comentário é do delator do mensalão, Roberto Jefferson, no seu blog, sobre cobertura do ex-presidente, de três pavimentos, à beira-mar.
Refrescando a memória: a Bancoop deixou clientes na mão, Vacari é tesoureiro do PT e a OAS está envolvida nos escândalos da Petrobras.

Dilma
Instigante, senão intrigante, pesquisa Datafolha: 68% dos brasileiros responsabilizam Dilma por corrupção na Petrobras.
Mesmos entrevistados a mantêm num confortável patamar de aprovação, inobstante o roubo perpetrado contra a Petrobras revelado pela operação Lava-Jato.
Enquanto isto, milhares (jornais brasileiros minimizaram o protesto e o número de participantes) foram às ruas, em Porto Alegre e São Paulo, contra Dilma e a corrupção.
Pelas contradições, resultado da pesquisa deve servir para análise de sociólogos e cientistas políticos.

Desafetos
Desafetos antigos, deputados Jair Bolsonaro e Maria do Rosário, dias atrás, na sessão que tratava dos Direitos Humanos, discutiram.
Terça-feira, novas ofensas. Enquanto Rosário deixava o recinto, Bolsonaro disparou: ‘Fica aí, tu me chamaste de estuprador no Salão Verde e eu falei que não iria te estuprar porque não merece’.
Redes sociais ‘bombaram’. Postagens prós e contras.
Diante dos excessos, cabe processá-lo por ofensa e tentar sua cassação.

Coluna
Boa receptividade à coluna. Alguns pedidos, como fontes maiores, atendidos. Aumentou procura por ‘Crônica do Tempo’. Coloquei exemplares à venda. Depósito de R$ 40,00, incluído frete, pode ser efetuado em qualquer lotérica: agência 0453 – conta 0009630-9, operação 013. A seguir, informar, por e-mail pedro.a.s.belmonte@hotmail.com ou celular (51) 8454-4139, nome e endereço para remessa.

Diversas
Acirrados ânimos de alguns magistrados. Semanas atrás, juiz deu voz de prisão a agente de trânsito por dizer que ele ‘não era Deus’. Há o que prendeu atendente do McDonald’s por colocar picles no hambúrguer do filho. Outro, funcionários da TAM, que não o deixaram embarcar por atrasado. Menos…
*****Valter Portalete recebeu Prêmio Vitor Mateus Teixeira, categoria Trovador, no Teatro Dante Barone, da AL. Instituído em 1997, destaca, anualmente, artistas e veículos de comunicação.
*****Deputado eleito Eduardo Loureiro reuniu-se com futuro governador Sartori. ‘Travamos bom diálogo sobre planos e desafios do futuro governo’, disse. Também participou de reunião das bancadas estatual, federal e direção partidária, sobre os rumos do PDT.
*****Delegado federal Ademar Stocker cotadíssimo para secretário de Segurança. Santo-angelense foi adjunto do secretário José Mallmann, no governo Yeda. A conferir.
*****Ministro Augusto Nardes transferiu cargo ao novo presidente do TCU, Aroldo Cedraz.
*****Ação coletiva movida nos EUA por acionistas descontentes pode levar a Petrobras a desembolsar 100 milhões de dólares. É um tufo atrás doutro!

Fonte: Jornal das Missões

 Jornalista, com passagem por diversos jornais e rádios do Rio Grande do Sul, atualmente coordena o projeto Santo-Angelenses. Escreve nas edições de sábado. 

Email: pedro.a.s.belmonte@hotmail.com

Mais artigos de Pedro Belmonte