Coluna de Pedro Belmonte

Associação
04 de Março de 2017 às 09:42

Associação dos Santo-angelenses em Porto Alegre nasceu 14 anos atrás, das inquietações do então deputado Adroaldo Mousquer Loureiro. Era um pequeno, mas decidido grupo. Quando colocada à apreciação, inicialmente no seu gabinete que, pelo acréscimo de participantes, foi logo transferido de local, a ideia se multiplicou alcançando santo-angelenses nascidos ou não no município. Após sucessivas reuniões, em 1º de outubro de 2003, a Associação foi fundada. Naquele ano foi realizado seu primeiro jantar na Associação dos Caixeiros Viajantes. Primeiro presidente foi Mauro Azeredo. Também foi presidida por Erlo Pitroski e Clovis Jesus Severo. Atualmente é presidente, Marisa Meneghetti, que lidera pela segunda vez os reencontros. 

Associação II
Desejada integração dos fundadores, foi alcançada. Além dos tradicionais encontros em Porto Alegre, entidade passou a promover reencontros em Santo Ângelo com igual sucesso. Em 2015, centenas de pessoas compareceram ao clube Gaúcho no jantar dançante. Neste ano a Associação realizara novo reencontro nos dias 14, 15 e 16 de abril, feriadão de Pascoa. Os Fugitivos, Os Legais, Noly Moreira e DJ Paulo Cesar Klitzke, serão as atrações, dentre muitas, no Gaúcho. Apoiam o reencontro, Clube Gaúcho e Grupo Santo Ângelo Viva Gente.

Jacques-Bruno
Prefeito Jacques Barbosa e o vice, Bruno Hesse, ativos na condução do Paço Municipal. Devido à conjuntura, não está fácil aos novos governantes, Estado a fora. Em Santo Ângelo não é diferente. Criatividade e transpiração são necessárias, bem como facilitar, desburocratizando ações administrativas. Aumentar a base aliada, também entre esses preceitos de boa gestão. À priori, denota-se um governo a quatro mãos. Prefeito tem delegado missões, protocolares ou não. Viaja, acompanhado do vice, em busca de recursos. Uma das missões de Bruno Hesse tem sido a realização da 18ª Edição da Fenamilho-Internacional. Aguardam-se novas, criativas e conjuntas ações. É o caminho para driblar a crise conjuntural.

Santo Ângelo
Em agosto, 15, a Rádio Santo Ângelo completará 70 anos de atividades. Pioneira da radiofonia nesta parte do RS, a setentona mantem seu espirito jovem e os objetivos plasmados no seu slogan original de “Para bem servir e Melhor Informar”. Pertencente às legendarias Emissoras Reunidas, do visionário Arnaldo Balvê, nos anos 1980 foi vendida a grupo de santo-angelenses. Em 1996 passou ao comando acionário da família Loureiro. Foi nela que comecei minha vida profissional, em 1965.

Rebelato
Conceitos postados na sua pagina da internet, pelo médico santo-angelense, radicado na Capital, Paulo Alberto Rebelato, psicanalista e psiquiatra, há 43 anos, sobre atual momento: “Afirmo, o Brasil está hoje em pleno surto psicótico. Em todos os aspectos. Ir embora do Brasil não é um direito, tornou-se um dever. Obrigação de sobrevivência. Morrer de tiro, facada, ou salvar-se!”.

Caio
Em fevereiro partiu meu amigo e cunhado Ubaldino Brasil dos Santos Kaipper, o Caio, casado com minha irmã Nereide e pai de meus sobrinhos, Adriane e Alessandro. Grande e bem-humorada figura humana. Partiram os mestres-alfaiates Lauri e Bertão. Os dois atenderam minhas necessidades na confecção de roupas enquanto residi em Santo Ângelo. Quando na cidade, visitava Lauri, na Travessa Mauá. Também faleceram Nilton Guarani e Paulo Adão Rosa Cardona dos Santos. Guarani ligado à pecuária, vastamente relacionado, companheiro nos clubes sociais dos anos1960-70. Cardona, aposentado do BB foi colaborador das emissoras de radio e jornais na área esportiva.

Olha ela!
Dilma Rousseff não descarta voltar a politica. Com direitos políticos mantidos, está anunciando que poderá se candidatar a deputada, senadora, ou ao governo do RS, nas próximas eleições, ao contrário de Collor que ficou 8 anos impedido. Esperanças da ex-presidente em concorrer, resultam das combinações engendradas por Lewandowski, Renan e caterva, durante o impeachment. Como a PF está atribuindo a ela e Lula da Silva obstrução de Justiça na tentativa de indica-lo Ministro-Chefe da Casa Civil e fugir da Lava-jato, pode ser empecilho às ambições politicas. Outro, a herança de R$ 62,2 bilhões nas contas de luz, a ser paga pelo consumidor.

Semana de Conscientização Dow
Desenvolve-se de 21 a 28 de março a 1ª. Edição da Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome do Dow. Deputado Eduardo Debacco Loureiro, autor da lei que institui o evento, liderou o grupo de trabalho que preparou a extensa programação.

Ser Missioneiro
Prosseguindo na republicação da serie Ser Missioneiro, depoimento do coronel da reserva da BM, Nilson Nobre Bueno, ex-comandante de diversas unidades, inclusive Comandante Geral.
 “Ser missioneiro não é apenas ter nascido, ou estar vivendo neste glorioso torrão missioneiro, dadiva essa de Deus. No transcorrer de nossa vida terrena temos que ter a grandeza de desenvolver ações em agradecimento a nossa passagem. Nesta andança passamos pela infância, adolescência, fase adulta e cada um enfrenta seus problemas, derrotas e vitórias, sempre buscando o crescimento pessoal. Todos nós temos um início nesta vida e não poderia deixar de ressaltar meus queridos pais o sargento Joaquim e a batalhadora Elegantina, que foram meus orientadores dos primeiros passos de vida. Tivemos duas passagens profissionais nesta terra Missioneira, Santo Ângelo, quando em 1984 assumimos o Corpo de Bombeiros - 2ª SCI, entre tantas metas implementadas e alcançadas também conseguimos a Lei de Prevenção Contra Incêndio, umas das primeiras do Estado. Aqui não existia Lei de Prevenção Estadual, dando um exemplo para os demais Municípios. No Policiamento Ostensivo deixamos Santo Ângelo ligado diretamente com Porto Alegre, através do Comando Regional - CRPO-MISSOES. Ao finalizar, Belmonte, coloco que ser Missioneiro, não é apenas ostentar onde nascemos ou vivemos. Temos que ter o compromisso de fazer acontecer alguma coisa de valor comunitário”.
 

 Jornalista, com passagem por diversos jornais e rádios do Rio Grande do Sul, atualmente coordena o projeto Santo-Angelenses. Escreve nas edições de sábado. 

Email: pedro.a.s.belmonte@hotmail.com

Mais artigos de Pedro Belmonte