Coluna de Pedro Belmonte

Carne, previdência & estradas
01 de Julho de 2017 às 09:43

Governo estadual acabou reconsiderando e suspendeu decreto sobre venda de carne. Ficam suspensas exigências constantes na portaria de novembro de 2016. Conforme o deputado Eduardo Loureiro, deverá ser realizada audiência pública sobre o assunto  na AL pela Comissão de Assuntos Municipais presidida pelo parlamentar  santo-angelense. Antes da suspensão pelo governador José Ivo Sartori, havia exigências na venda de carne em porções, fracionamento, com tempero ou recheada, gerando problema de adaptação às regras.

Carne, previdência & estradas II

Outra constante preocupação do politico é a situação das estradas. Para tanto tem mantido contatos com o titular da pasta dos Transportes, Pedro Westphalen. Também na agenda de Eduardo, a situação dos regimes próprios de previdência nos municípios. Na terça-feira, (27), foi realizada audiência publica conjunta pelas comissões de Assuntos Municipais, presidida por ele e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, sob a presidência de Frederico Antunes. Conforme o deputado Eduardo Loureiro, “a situação dos regimes próprios de previdência dos municípios preocupa aos servidores e o equilíbrio das contas das prefeituras”.

Aeroporto regional

Nesta segunda-feira (3), devem ser retomados os voos regulares entre Santo Ângelo-Porto Alegre. Reinicio das operações, paralisadas desde 2010, tornou-se um evento de satisfação regional, por conta do que proporciona ao desenvolvimento econômico-social desta parte do Estado. Serão inauguradas obras no aeroporto regional Sepé Tiaraju, entre elas do terminal de passageiros  e a sala de embarque ‘Adroaldo Loureiro’. Aos atos deverão estar presentes autoridades municipais, lideradas pelo prefeito e vice, Jacques Barbosa e Bruno Hesse, respectivamente. São  aguardados, por igual, o governador José Ivo Sartori e secretários.

De jornais, McLuhan e Tulio Cicero
Jornais tradicionais empurrados pela crise econômica e proliferação dos blogs, migram ao jornal digital. Nos grandes são eliminadas seções, número de páginas, para minimizar  custos.  Como leitor gosto do acesso as informações digitais, online. Lidador no meio e leitor, gosto do cheiro da tinta nas paginas de papel. Agrada-me manusear jornais impressos. Ideal é manter as duas versões. Negativa a redução de ofertas de trabalho aos profissionais do jornalismo, egressos das faculdades ou em atividade, caso o jornal online prevaleça.

De jornais, McLuhan e Tulio Cicero II
Nessa digressão lembro Herbert Marshall McLuham,  mago da comunicação.  Sociólogo canadense modificou conceitos na comunicação com seus livros, ‘A Galáxia de Gutenberg’, de 1962 e ‘O meio é a Massagem’, de 1967. ‘ Massagem’, significava a ação da mensagem sobre a massa. O mundo havia encolhido, não havia fronteiras com o advento da cibernética. O computador, conforme McLuhan era a extensão do cérebro. Cunhou o conceito de que o mundo é uma aldeia global.  Chancelam suas teorias proliferação dos computadores pessoais, antes enormes atualmente na forma de tabletes, celulares e smartphones.

De jornais, McLuhan e Tulio Cicero III
Quanto às redes sociais podem não ser  tão novas! Anos atrás  a revista britânica ‘The Economist’, publicou trechos do livro escrito pelo seu Editor de Conteúdo, Tom Standage,  revelando utilização, rudimentar, há mais de 2 mil anos, na Roma antiga.  Marco Tulio Cícero, filósofo e politico romano, usava algo semelhante ao que se faz na rede, executado em rolos de papiros levados por escravos às pessoas com quem ele desejava se comunicar,  dando-as a escribas  para copiá-las e acrescentar opiniões. Além das  mensagens em papiros, eram utilizadas tábuas de cera, parecendo tabletes. Texto era escrito, entregue aos escravos que o faziam chegar aos destinatários. Esses escreviam no rodapé, respondendo a mensagem.

Conceitos
Presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), decidiu pelo arquivamento do processo de cassação do senador Aécio Neves. Senador está afastado das funções, citado na delação da JBS. Decisão cabe recurso. Aécio esta afastado desde 18 de maio, por decisão do Ministro do STF Edson Fachin. Senado segue a  regra do TSE, conforme Janaina Paschoal: ‘quanto mais provas, mais razões para arquivamento’.

Conceitos II
A respeito, colunas atrás tornei a citar o nome de José Bonifácio de Andrada e Silva  e sua frase lapidar sobre a honra na politica. Este exemplar homem-publico, tem muito a que os políticos atuais nele se espelhem. O estadista, cientista, político e literato, é Patriarca da Independência e da Abolição da Escravatura. Foi também, deputado constituinte e tutor dos quatro filhos de D. Pedro I. Seus conceitos de ‘honra e razão’, deveriam ser praticados por operadores da política.

Condenados
E o juiz Sergio Moro condenou ao ex-ministro da Fazenda, o petista Antônio Palocci, a 12 anos de prisão, na Lava-jato. Foi na segunda-feira(26). Condenação é pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além de ministro da Fazenda, Palocci foi Chefe da Casa Civil. Segundo Moro esquema movimentou cerca de 10 milhões de dólares. Sentença também condenou Marcelo Odebrecht, ex-tesoureiro João Vacari Neto e os marqueteiros Joao Santana e Monica Moura.

Temer denunciado
Na mesma segunda-feira o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o presidente Michel Temer, pelo crime de corrupção passiva, atuando em conluio com Rodrigo Loures em crimes relatados pelo dono da JBS, Joesley Batista. É  o primeiro presidente brasileiro no exercício do cargo denunciado por um crime comum. Caso denúncia seja autorizada pela Câmara por 342 votos dos 513 parlamentares e aceita pela maioria dos ministros do STF, será afastado por 180 dias. Ao largo as reformas e os demais problemas brasileiros ficam no esquecimento. Os brasileiros no meio dessa podridão veem os empregos encolherem, as empresas comerciais e industriais em dificuldades e a maquina pública sendo tragada por um verdadeiro lamaçal de corrupção.
 

 Jornalista, com passagem por diversos jornais e rádios do Rio Grande do Sul, atualmente coordena o projeto Santo-Angelenses. Escreve nas edições de sábado. 

Email: pedro.a.s.belmonte@hotmail.com

Mais artigos de Pedro Belmonte