Coluna de Pedro Belmonte

Depuração
23 de Setembro de 2017 às 10:30

Volta e meia surgem indicações do fim dos tempos. Trazem inquietações, levando o ser humano à  introspecção, penitenciar-se de seus pecados, para   tornar-se digno do seu lugar junto aos eleitos. Sibila, Nostradamus, Nossa Senhora em Fatima, o bíblico Apocalipse, tem indicado aquilo que estudiosos classificam como higienização do planeta. O desrespeito ao patrimônio, ao próximo, a família, às religiões, sucedem-se. Há dias em Paris, mulher profanou uma Igreja Católica, simulou um aborto e urinou no altar. Furacões,  vulcões, tsunamis, tremores de terra, como no Paraná, ameaça nuclear da Coreia do Norte, um novo ‘fim do mundo’ (choque com o planeta Nibiru),   e o alinhamento planetário, parecem  favorecer ao processo depurativo.

Recordações
No litoral norte,  ventos são constantes. Quando moderados remetem ao devaneio. Como este que precede a chuva. Com o zunir  do vento que verga as árvores menores, me refugio nas recordações infanto-juvenis,  potencializadas por fotos guardadas.  Entre essas, uma  em São Borja, nos  anos 1960. Nela parentes muito queridos e próximos, minha avó materna, Adelina Olea Soares, minhas tias-avós  Anita Olea Dornelles e Zoraide Olea Morales, a ‘Dôia’ – em pose senhorial, olhares sérios, fixados no horizonte. Imagem familiar, com personagens tão significantes na minha vida,  me leva a tempos bons, ingênuos, quando a maldade  não nos atingia.  Dias,  semanas, meses  e  anos andavam devagar, na fronteira-oeste gaúcha.  Éramos felizes e sabíamos, resguardados por boníssimos corações.

Frente-a-frente
Recorrente no FB, por conta do site ‘Vivaagente Santo Ângelo’, fotografia do Coral do Colégio Verzeri. Foi no programa ‘Cidades Frente a Frente’, em novembro de 1969, quando enfrentamos e vencemos a cidade de Lajeado. Convidada, pela produção da antiga TV Gaúcha, hoje RBSTV,  prefeitura de Santo Ângelo aceitou participar. Assessor de imprensa do prefeito Ricardo Leônidas Ribas,  fui  visualizador-geral do programa. Durante semanas acompanhei os diversos participantes em atividades artístico-cultural-desportivas-socias. Numa espécie de treinamento, perdemos para Canoas. A valer foi  contra Lajeado. Mais  de mil santo-angelenses, entre participantes e torcedores, lotando inúmeros ônibus e diversos veículos particulares, seguiram a Capital. Marcante  o desfile das beldades santo-angelenses, encabeçadas por Miss Santo Ângelo, Cleusa Araújo – hoje Cleusa Araújo Boehl. Destaque para o Coral do Verzeri, regido pela maestrina, Mary Lemos, justamente lembrado na Internet, decorridos quase 48 anos. A comunidade inteira participou do ‘Cidades Frente a Frente’. Em poucos meses preparamos os quadros e ensaiamos as centenas de participantes que mostraram a força econômico-social-cultural do município no contexto do RS.

Julgamento
Ex-presidente Lula da Silva foi ouvido pelo juiz Sérgio Moro,  acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Foram  13 milhões de reais pagos pela Odebrecht em propinas, dissimuladas na compra de um terreno para o Instituto Lula e de apartamento vizinho ao que reside em São Bernardo  do Campo. Petista negou as acusações se dizendo vitima de ‘caça as bruxas’ do MPF. Calado, quando conveniente, sem responder a diversas perguntas,  atacou seu ex-ministro Antônio Palocci. Negativas fazem que a cada depoimento,  ou quando  acusa  o ex-companheiro,  mais se pareça a um líder  retórico, fomentador do conflito e  ódio político. Para a massa incorruptível, todavia governou para bancos, empreiteiras e lobistas, desenvolvendo um projeto de Poder.  Ouvido por Moro se portou como em caravana pelo nordeste. Por mais bravatas que faça, no seu intimo sabe que caminha celeremente a mais uma condenação. Para  completar, virou réu pela sétima vez. Agora na Operação Zelotes, acusado de vender MP de incentivos fiscais.

Segunda denúncia
Segunda denúncia contra Michel Temer veio na antevéspera da saída do procurador-geral Rodrigo Janot do cargo.  Acusações são de  organização criminosa e obstrução da justiça. Ministro Eliseu Padilha, ex-ministros, Geddel Vieira Lima e Henrique Alves,  ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-assessor presidencial Rodrigo Loures, também foram denunciados. Peça  tem 245 paginas baseada nos conteúdos de depoimentos e gravações do doleiro Lucio Funaro. Janot acusa Temer de uma ‘miríade de delitos’  que teriam rendido ao grupo R$ 587.101.098,00 em propinas. Para ele, presidente assumiu a liderança da ‘quadrilha’, desde que substituiu Dilma Rousseff. Após acusar pela segunda vez ao presidente Michel Temer, disse ter feito ‘o que achei melhor para o país’.

Intervenção
General Antônio Hamilton Mourão,  sugeriu intervenção militar caso a instituições  não consigam resolver o problema politico. Alguns pediram sua cabeça. Para muitos deu o recado certo aos políticos corruptos e ao judiciário. Comandante do Exercito, general Eduardo Vilas Boas, se reuniu na segunda-feira (18) com o ministro da Defesa, Raul Jungmann,  este sim com problemas, citado na delação da Odebrecht, por receber dinheiro de Caixa Dois. Terça-feira (19) a Procuradoria Geral da Justiça Militar, informava  que analisando a fala, não havia encontrado “nenhum ilícito penal previsto no Código Militar”. No mesmo dia punição foi descartada pelo comandante do Exercito, defendendo a fala de Mourão, classificando-o de “grande soldado, figura fantástica, um gauchão”.


#Hashtag
#Temer tem pior aprovação pessoal e de governo da serie histórica. Avaliação negativa em setembro alcançou 75%. #Procuradora-geral, Raquel Dodge, quebrou promessa: trocou grupo da Lava-jato. #Ministro de Lula da Silva e atual pré-candidato a presidência, pelo PDT, Ciro Gomes atacou duramente o antigo aliado. Para ele o ex-presidente  “insulta a inteligência do povo”. #Continua a  luta pelo credenciamento do HSA na área da oncologia. Deputado Eduardo Loureiro solicitou ao Secretário da Saúde João Gabardo dos Reis, apoio para apressamento da tramitação. #Presidente do PMDB gaúcho, deputado Alceu Moreira, defende Michel Temer e considera a denúncia “requentada e sem fato novo”. Ele estima que em menos de um mês seja arquivado pela Câmara. #Câmara Federal rejeitou o ‘distritão’ para as eleições de 2018.
 

 Jornalista, com passagem por diversos jornais e rádios do Rio Grande do Sul, atualmente coordena o projeto Santo-Angelenses. Escreve nas edições de sábado. 

Email: pedro.a.s.belmonte@hotmail.com

Mais artigos de Pedro Belmonte