Coluna de Renato Schorr

Um galpão de reminiscências
21 de Novembro de 2013 às 07:00

Por ocasião da realização do 10º Festival de inverno da Confraria Recanto do Sabiá, diversos participantes conquistaram seus lauréis, embora aqueles que lá participam, carregam consigo o pensar da confraternização. Dos participantes assíduos do Recanto, dentre eles estão João Antunes e Afrânio Marchi, ambos da Bossoroca e por companheiro inseparável, aparece José Dirceu Dutra. Esse trio, tripé ou triângulo do verso, escreve em parceria e nesse ano, a Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel das Missões homenageou o trio, além do poeta, escritor e teatrólogo Pedro Carvalho.

Talvez alguém desconheça, mas o Pedro é ator e dos bons.

Por iniciativa do Vereador José Roberto, os acima citados foram homenageados pela Câmara, diante das conquistas no Festival de Inverno. O reconhecimento traz estímulo aos laureados e incute neles a responsabilidade de se manter ativo no verso, na charla galponeira, incendiados as rodas de mate com seus instintos de nativo sabor.

Pedro Carvalho fora destacado no CTN Sinos de São Miguel durante a Semana Farroupilha, enquanto os demais, recentemente, receberam as honras na propriedade campesina de José Dirceu. Enquanto João Antunes está buscando a milésima letra, o Sr. Afrânio Marchi, é mais jovem atividade, mas esperto qual serelepe pulando de galho em galho. José Dirceu, qual João, participa dos eventos gaúchos de longa data!

Há que se destacar algo interessantíssimo em José Dirceu, tal um apaixonado pela história do pago, possui um “celeiro” de relíquias Sul-rio-grandenses. Algo maravilhoso. Um acervo apaixonante! Está bem, alguém de dizer que ele gosta de coisas velhas! Por certo, ele guarda um pedaço do Rio Grande em seu galpão. Enquanto houver gente cuidando dessas preciosidades, os legatários da história terão um lugar onde alimentar o imaginário. A foto acima ilustra bem os cuidados com o passado!

CONFRATERNIZAÇÃO DE DESPORTISTAS

Nesse sábado – 23 de novembro ocorre um jantar de confraternização no Clube Comercial desta cidade, daqueles que ontem desenvolveram atividades desportivas. A Associação dos ex-atletas liderada por Mauro Freitas, agraciará alguns dos atletas do passado e por certo os presentes ao evento estenderão seu aplauso Essa iniciativa resgata um pouco do espírito desportivo, por igual, o sentimento de reconhecimento por parte dos homenageados. Esses viveram o esporte em tempos mais difíceis, ao mesmo tempo, mais emocionante.

Aliás, Santo Ângelo está necessitando uma fonte inspiradora para reerguimento das modalidades desportivas. Havia um tempo em que nossa cidade disputava campeonatos de diversos esportes coletivos, além de boa participação no atletismo. Estamos adormecidos. Embora nossa população crescesse de forma acentuada, a nossa juventude encontrou outros caminhos.

Advogado e tradicionalista. Escreve nas edições de quinta-feira.

Email: renatinhoadv@yahoo.com.br

Mais artigos de Renato Schorr