História e linha editorial

O anseio dos brasileiros por liberdade de expressão e retorno à democracia era o sentimento que mobilizava o país no início dos anos 80. Em Santo Ângelo, os empreendedores Marcelino Debacco e Adroaldo Mousquer Loureiro sentiam a necessidade de alternativa nos meios de comunicação e em abril de 1983 fundaram a Gráfica São Miguel.

O projeto de oferecer aos santo-angelenses e missioneiros uma alternativa na área de comunicação concretizou-se em 15 de junho de 1983, com a circulação do Jornal das Missões.

Quase 30 anos depois, JM vem confirmando anualmente, através de pesquisas, sua preferência junto aos leitores, dentre todos os jornais que circulam na cidade. O Jornal das Missões, ao longo do tempo, construiu a marca da pluralidade ao disponibilizar seus espaços para as diferentes ideias que emanam da comunidade, jamais abrindo mão dos princípios que nortearam sua criação, consolidou o valor maior que um veículo de comunicação pode almejar – a credibilidade.

O JM é trissemanário. Circula às terças, às quintas-feiras e aos sábados, com tiragem média de 6 mil exemplares atingindo a região das Missões.

A empresa, atualmente, é administrada pela sócia-proprietária, Neiva Maria Debacco Loureiro, e pela coordenadora administrativa, Robriane Raguzzoni Loureiro.

Ao lado da Editoria que engloba Política, Geral, Economia, Rural, Sociais, Educação, Polícia, Esportes e Saúde, o JM destina espaços nobres a reportagens especiais que refletem tendências e anseios da comunidade.

Além disso, privilegia públicos segmentados, como o infantil, que merece página semanal às quintas-feiras, com atividades lúdicas que propõem a gerar o gosto pela leitura, e oferece entretenimento, com a página de variedades que circula às terças-feiras. 

O caderno Fim de Semana, com circulação aos sábados, reúne agenda social e cultural da cidade e região e variedades que incluem tv, saúde e entrevistas.

Consciente que seu papel vai além de informar, o JM mantém um grupo de alto nível de articulistas que assinam colunas periódicas abordando os mais variados assuntos, constituindo-se em formadores de opinião.

Cumprindo um outro relevante papel destinado aos meios de comunicação, o JM viabiliza o relacionamento comercial, proporcionando o necessário contato entre quem quer comprar, vender, alugar ou trocar bens e serviços. Nas três edições semanais, circulam os Classificados, cujo retorno é diariamente comprovado pelos leitores e que registra constante crescimento.

  • Periodicidade: Trissemanário. Circula às terças, quintas e sábados.
  • Tiragem: 7 mil exemplares
  • Circulação: região das Missões, abrangendo 25 municípios
  • Formato: tablóide - 26,5cm largura X 35,5cm altura (6 colunas de 4cm)
  • Endereço: Rua Daltro Filho, 1800 - Santo Ângelo - RS
  • Telefone: (55) 3313-2500