Notícias: Cultura

Site permite empréstimos de livros e gerenciamento de biblioteca

Através do endereço www.tempresto.com.br é possível encontrar centenas de publicações

05 de Abril de 2012 às 16:49
Site permite empréstimos de livros e gerenciamento de biblioteca
Site aproxima leitores das mais diversas localidades e de livros de diferentes gêneros literários

Quem nunca perdeu um livro que emprestou para um amigo? Quem já pensou na comodidade em pedir ou emprestar uma publicação sem precisar ir até uma biblioteca? A tecnologia avançou e agora já é possível encontrar um site para gerenciamento de biblioteca pessoal e empréstimos de livros.

A ideia partiu dos santo-angelenses Renato Barrocas Moreira, engenheiro agrônomo; Denilson Rodrigues da Silva, professor universitário de computação e de Kelven Campos, desenvolverdor de Sistemas.

Um dos idealizadores, Renato Moreira, explica que o site é uma rede social que tem como objetivo permitir o empréstimo de livros entre amigos e o gerenciamento de sua biblioteca particular. “Já temos mais de 2 mil pessoas cadastradas em pouco menos de um mês que o site entrou no ar”, disse.

COMO FUNCIONA

Para fazer parte da rede é preciso fazer o cadastro, adicionar os livros que possui em sua “biblioteca”, convidar seus amigos e, a partir daí, pedir e emprestar livros para seus amigos. “Você nunca mais vai perder um livro que emprestou. O Tempresto faz todo o controle do empréstimo para você, desde a data de devolução até o envio de um recado lembrando seu amigo que ele tem um livro seu. Só eu, tenho 110 livros em casa e coloco todos à disposição”, afirma Renato.

Os leitores podem marcar os livros que querem ler e o site terá a função de avisar quando um amigo tiver este livro disponível.

Também poderá marcar todos os livros que já leu em sua vida e ter um histórico no próprio site.

O Tempestro tem o objetivo de aproximar os leitores a uma biblioteca com centenas de livros. “Queremos incentivar a leitura. O livro que fica na estante de nossas casas, não resolve o problema de ninguém. Não podemos deixar os livros na prateleira por ser bonito. Temos que ler”, enfatiza.

O site Tempresto possui uma ferramenta capaz de lembrar o seu amigo de que já é hora de devolver o livro que pediu emprestado. “Se tiver um livro que você emprestou para um amigo e até agora não foi devolvido é só marcar que o seu livro está emprestado, que o site irá enviar um e-mail para seu amigo, informando que você controla sua biblioteca através do site e que ele tem um livro seu, com uma data para devolução”, falou.

Para mais informações basta ligar para o telefone (55) 8115-3678.

Por Odair Kotowski (odair@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Cultura