Notícias: Economia

Redução do IPI gera expectativa de boas vendas

Renúncia fiscal foi anunciada pelo Governo Federal no início do mês

10 de Dezembro de 2011 às 06:00
Redução do IPI gera expectativa de boas vendas
Refrigeradores são os produtos que mais venderam com redução de imposto

No início do mês de dezembro, o Governo Federal reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI de eletrodomésticos, a chamada linha branca, que abrange fogões, máquinas de lavar roupa, geladeiras, refrigeradores, fornos, fornos microondas. O objetivo é estimular o consumo, a produção industrial e gerar empregos.

A medida fica em vigor até o dia 31 de março de 2012 e também vale para os estoques das lojas. A renúncia fiscal será de R$ 164 milhões.

Os fogões, por exemplo, tiveram uma redução de IPI de 4% para zero. A geladeira terá o imposto reduzido de 15% para 5% e a máquina de lavar, de 20% para 10%. No caso de máquinas de lavar semiautomáticas (tanquinhos), a redução será de 10% para 0%.

EXPECTATIVA

A expectativa para o mês de dezembro é grande para os lojistas de Santo Ângelo. Segundo o gerente das lojas Becker, Luis Rogério de Assis, a estimativa de crescimento nas vendas é de 25% a 30%, só para a linha branca. “Dezembro é um mês que a linha branca vende bem, mesmo sem redução de imposto. Por enquanto, ainda não deu para sentir um aumento significativo nas vendas dos produtos dessa linha, mas esperamos que nos próximos dias o movimento aumente significativamente”, ressalta.

Segundo a gerente das lojas Benoit, Aldemira Rangel, com a redução do IPI, já ocorreu um aumento de 15% nas vendas da linha branca. “A nossa expectativa é de aumentar o volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado”, informa.

Até o momento, os refrigeradores foram os produtos mais procurados nas lojas de Santo Ângelo, que têm uma média de preço inicial de R$ 700.

Por Fernando Goettems

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Economia