Notícias: Economia

Carnês do IPTU começam a ser distribuídos no final de janeiro
11 de Janeiro de 2013 às 17:25
Carnês do IPTU começam a ser distribuídos no final de janeiro
Secretário da Fazenda, Eliseu Morin, diz que congelamento só deve ocorrer em 2014. Foto: Cristiano Devicari/JM

Os carnês do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) começam a ser distribuídos a partir do final de janeiro. Os primeiros carnês devem ser liberados às imobiliárias e depois serão entregues aos demais contribuintes através dos Correios.

Os contribuintes que estiverem em dia com a Receita Municipal têm 7% de desconto, em caso de parcelamento em dez vezes e pagamento no dia 10 de cada mês, a partir de março.

Quem optar pelo pagamento em parcela única tem 20% de desconto até o dia 10 de março.

Quem não estiver em dia com os tributos ganha 10% de desconto em parcela única e em caso de parcelamento não possui desconto.

O secretário da Fazenda, Eliseu Morin, diz que a expectativa é de arrecadar R$ 6,5 milhões com o IPTU 2013. Deste montante, 25% serão investidos na área da educação, 15% na saúde e o restante para outros investimentos e serviços.

BALCÃO DE NEGOCIAÇÃO

Segundo Morin, a Prefeitura mantém um Balcão de Negociação permanente onde o contribuinte que estiver em dívida ativa tem 100% de desconto na multa e no juro, caso desejar pagar todo o débito à vista.

Outra alternativa é o pagamento parcelado em até 12 vezes, com desconto de 80% na multa e no juro. Em 24 vezes o desconto é de 50% e em 36 vezes o desconto é de 30%.

CONGELAMENTO SÓ EM 2014

Morin afirma que em dezembro de 2012 foi atualizada a Unidade Financeira Municipal em 5,53%. Com isso, os impostos já estão sendo cobrados de acordo com o reajuste firmado no final do ano passado, impossibilitando a atual administração de fazer mudanças. A promessa de congelamento segue para ser cumprida somente a partir de 2014.

Por Odair Kotowski (odair@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Economia