Notícias: Economia

Concessionárias esperam crescimento nas vendas deste ano mesmo com aumento do IPI

Veículos novos estão sendo reajustados de forma gradual. Revendedoras ainda têm veículos de 2013

14 de Janeiro de 2014 às 08:30
Concessionárias esperam crescimento nas vendas deste ano mesmo com aumento do IPI
Concessionárias da cidade acreditam que as vendas terão crescimento em 2014. Fotos: Cristiano Devicari/JM

Quem for adquirir seu automóvel em 2014 pagará um preço maior com o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O aumento está sendo repassado de forma gradual. Num primeiro momento o aumento é de 1% e a partir de julho, com o restante do reajuste, o imposto deverá chegar a 7%. Em Santo Ângelo, o aumento do IPI já pode ser verificado nas concessionárias da cidade.

MECAUTOR

O gerente de vendas da concessionária Mecautor/Volkswagen, Fernando Rigo, acredita que o aumento de 1% no IPI não deverá reduzir as vendas.

Ele lembra que o Governo Federal está implantando o reajuste de forma gradual tendo em vista que os veículos 1.0 produzidos em 2014 terão que contar com air bag e freios ABS. “Os veículos 1.0 representam 70% de nossas vendas. O impacto maior somente poderá ser observado a partir de julho, quando será feito novo aumento de 6%. No entanto esse aumento inicial de 1% somado à obrigatoriedade desses novos componentes de segurança vai representar um aumento real de 3% no preço desses veículos”, explica.

Rigo também revela que as vendas nos últimos dois anos permaneceram estáveis. Em 2012 foram comercializados cerca de 500 veículos, o mesmo número de 2013. A Mecautor tem ainda quatro unidades com IPI diferenciado de 2013.

NICOLA

Já o gerente de vendas da Nicola/Chevrolet, Rafael Nicola Pinto, explica que pela primeira vez em 10 anos o mercado nacional teve uma leve queda. No entanto, salienta que no Rio Grande do Sul as vendas tiveram crescimento em todas as áreas operacionais.

A Nicola Veículos de Santo Ângelo em 2013 vendeu 533 unidades entre novos e usados e em 2013 fechou com 909 veículos comercializados, ou seja, um aumento de 70,54%.

“Com o aumento do IPI deveremos ter queda do fluxo de loja, mas nossa perspectiva é boa para este ano. A montadora prevê crescimento tanto no mercado nacional quanto regional”, salienta o gerente.

Rafael revela, ainda, que a Nicola Veículos ainda possui alguns modelos 2013 em estoque, sem o aumento no preço.

Fotos vinculadas

Gerente de Vendas da Mecautor, Fernando Rigo Gerente de Vendas da Mecautor, Fernando Rigo

Por Cristiano Devicari (cristiano@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Economia