Notícias: Esportes

Asaf encara a multicampeã ACBF nesta quinta-feira, em jogo festivo de inauguração do Marcelo Mioso

Partida amistosa com a equipe da Serra deve iniciar às 21h

21 de Março de 2012 às 14:00
Asaf encara a multicampeã ACBF nesta quinta-feira, em jogo festivo de inauguração do Marcelo Mioso
Técnico Raul Rawitski (esquerda) orienta os atletas no treinamento no Ginásio Marcelo Mioso. Foto: Tiarajú Goldschmidt/JM

A Associação Santo Ângelo de Futsal – Asaf, representante da capital das Missões no Estadual de Futsal Série Prata 2012, vai fazer o jogo de inauguração do Ginásio Municipal Prof. Marcelo Mioso, na noite desta quinta-feira. O adversário deste jogo festivo é a Associação Carlos Barbosa de Futsal – ACBF, campeã do Mundial de Clubes e por várias vezes campeã da Liga Nacional de Futsal, entre outros títulos regionais, nacionais e internacionais.

A partida desta quinta-feira deve começar a partir das 21h, após o pronunciamento de autoridades e do jogo entre Olympia e Tamoyo. O ingresso é gratuito.

A Asaf vem se preparando há 20 dias, tanto para o amistoso quanto para a estreia na Série Prata, marcada para o dia 31 de março, contra o Milan de Lagoa Vermelha, a partir das 20h. No Ginásio Marcelo Mioso, porém, a equipe treina desde a última sexta-feira. “É uma quadra boa. É importante para os jogadores se ambientarem com o novo espaço, pois o tamanho da quadra, a iluminação, a arquibancada, tudo isso influencia no jogo, para a sensação de espaço e tempo de bola”, destaca o técnico da Asaf Raul Sawitski.

TREINOS

A Asaf vem treinando um turno por dia, de segunda a sábado. Após o início do campeonato, a equipe treinará de segunda a sexta-feira. Os treinos são à noite, já que boa parte dos jogadores tem outro emprego durante o dia. A maioria dos atletas são pratas da casa. “Este é um trabalho que não visa resultados já em 2012, mas sim formar jogadores para termos um bom plantel em 2013 e 2014”, acrescenta o treinador, destacando que este foi o pedido da direção da Asaf.

Os treinos da Asaf nesses 20 dias conciliam a parte física com a tática. O técnico destaca que os resultados devem começar a aparecer a partir da metade de maio, quando a equipe deve estar mais entrosada.

Raul Sawitski faz questão de dizer que o jogo desta quinta-feira não pode ser considerado um amistoso, e sim um jogo festivo, já que não se pode nem comparar as duas equipes que jogarão na quadra do Marcelo Mioso. Ele lembra que a ACBF treina em três turnos, com jogadores dedicados exclusivamente à equipe e um retrospecto de vitórias em todos os campeonatos que participa.

Equipe ainda não definiu time titular

Em função do pouco tempo de treinamento, o técnico da Asaf Raul Sawitski ainda não ousa afirmar qual será o time titular para o jogo desta quinta-feira. Ele destacou que pretende colocar os 15 jogadores do plantel para jogar, nem que apenas um minuto cada. “Quero dar a oportunidade para que todos possam jogar contra a ACBF. Não visamos o resultado nesse jogo, mas a experiência de jogar com um time mais forte”, destaca.

A equipe da Asaf conta com os goleiros Dailon, Junior e Márcio; Tiago (ala), Marcelinho (ala), Róbi (ala), Kiko (ala), Maurício (ala), Chaves (ala), Luis Gustavo (pivô), William (beque), Luan (beque), Jair (beque-ala), Rudiero (beque-ala) e Fabinho (ala-pivô). Sobre o plantel, Raul Sawitski destaca que há jogadores mais experientes, com quem poderá contar mais tempo na partida, mas que pretende utilizar também os mais novos. “Uns podem se sobressair na partida”, espera ele.

A ACBF deverá vir com time titular, já que nesta semana não há outros jogos da equipe de Carlos Barbosa.

Por Tiarajú Goldschmidt (tiaraju@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Esportes