Notícias: Esportes

Marcos Daniel vence 1ª Classe do Mercosul Open de Tênis

Finais da competição ocorreram no domingo (11). Torneio foi realizado em Santo Ângelo

13 de Junho de 2017 às 10:06
Marcos Daniel vence 1ª Classe  do Mercosul Open de Tênis
Atleta de Passo Fundo, Marcos Daniel chegou a ser o número 56 do ranking mundial em 2009 (Foto: Cleon Medeiros)

No dia em que o ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi homenageado em Paris pelos 20 anos de sua primeira conquista em Roland Garros (ele é tricampeão do torneio) antes da final do Grand Slam de 2017, a modalidade do tênis também esteve em evidência em Santo Ângelo, com as finais válidas pela 23ª edição do Mercosul Open de Tênis, realizadas no domingo (11).
O torneio iniciou na sexta-feira (9), com a participação de cerca de 350 jogadores inscritos que disputaram as partidas nas quadras do Clube 28 de Maio, da AABB, Clube Gaúcho e Tênis Clube Santo Ângelo.

Muitos nomes que já fizeram história no esporte participaram da competição. Na categoria 1ª Classe, Marcos Daniel não decepcionou e faturou o título, vencendo, na final, o não menos experiente Alexandre Bonatto, por 6/2 e 6/3. Marcos Daniel é gaúcho, nascido em Passo Fundo e a competição marcou seu retorno às quadras depois de vários anos. O atleta chegou a ser o número 56 do ranking mundial em 2009. Marquito, como é conhecido, festejou também a vitória de seu filho na categoria 12 anos. Na decisão, Davi Daniel passou por José Felipe Bertoldo, também em dois sets, parciais de 6/1 e 6/0. Na 1ª Classe Feminina, a vitória ficou com Carolina Olmo, que derrotou Gabriela Azambuja, na final, por 6/2, 1/6, 10/2. Outro destaque ficou por conta de outro experiente jogador, Miguel Kelbert. Ele disputou duas categorias e levou a melhor nos 35 anos A, vencendo Fabio Buchorn por 6/0 e 6/2, e também nos 45 anos A, quando passou por Carlos Probst marcando 7/5 e 6/4.

Representantes de Santo Ângelo
Os atletas de Santo Ângelo também levaram premiações, sendo que quatro jogadores do Clube 28 de Maio chagaram às finais. Rafael Moreno foi campeão na categoria 45 anos B e Lucas Almeida foi campeão na 4ª Classe – 34. Silvanio Ramalho e Ílvio Morais foram vice-campeões nas categorias 55 anos B e 4ª Classe + 34, respectivamente.

Avaliação positiva
Para o diretor do torneio e do Clube 28, Daniel Schieferdecker, o saldo do Mercosul Open foi positivo, “o tempo colaborou e tivemos um público expressivo acompanhando as partidas. Além disso, precisamos agradecer as parcerias com os outros clubes de Santo Ângelo por terem cedido suas quadras para a realização do torneio (AABB, Clube Gaúcho e Tênis Clube Santo Ângelo), a parcerias dos hotéis (Turis, Debacco e Maerkli), o empenho da Federação Gaúcha de Tênis (FGT) em apoiar o evento, todos os colaboradores e funcionários do Clube 28”.

Alto nível
Na avaliação do atleta de Erechim, Ronaldo Kloeckner, campeão da 4ª classe + 34, o Mercosul Open de Tênis se apresenta como uma competição de nível altíssimo. “Trata-se de um evento reconhecido no Mercosul. Tem uma boa premiação e a organização se preocupa em trazer grandes tenistas para a competição. Entre os exemplos está ver o Marcos Daniel, Alexandre Bonatto e o paraguaio Juan Aguayo, que inclusiva participou do time do Paraguai pela Copa Davis”, destaca o atleta. Kloeckner participou no torneio na edição de 2003, ficou afastado por lesão durante 10 anos e retornou às competições em 2014. Além de pontos positivos para a modalidade na área do esporte, a realização do campeonato ainda alavanca a economia local. “Para a comunidade, o legado de sediar o Mercosul Open de Tênis também é importante, pois os tenistas que vêm de longe geralmente trazem as suas famílias e aproveitam a viagem para curtir outros atrativos turísticos, impulsionando a área da hotelaria, alimentação e outros serviços locais”, complementa Ronaldo.

A premiação total do Mercosul Open foi de R$ 15 mil, oferecida pelos organizadores e patrocinadores locais: Unimed, Noroeste Bebidas, Skin, Digal Pneus, Dunlop, Prefeitura Municipal, IJ global, Formato Acabamentos e Supermercados Wienert. O torneio, que pontuou pelo Grupo 2 do Circuito FGT, foi válido pelo Projeto de Fomento ao Tênis, que conta com financiamento da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, através do Programa Pró-Esporte, e patrocinado pela Bertex e Sintemais. A próxima etapa acontecerá com a disputa da Copa Thomás Engel de Tênis, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Novo Hamburgo, com inscrições já abertas pelo site www.fgtenis.com.br. 

Resultados do Mercosul Open

MASCULINO
10 anos - João Morais (VIN) derrotou Dante Zipilivan (AVA) - 6/3
12 anos - Davi Daniel (CCPF) d. José Felipe Bertoldo (AVA) - 6/1, 6/0
14 anos - Thiago Petry (GNU) d. Germano Setti (GNU) - 6/2, 6/4
18 anos - Henri Luz (ATC) d. Wesley Monteiro (CCPF) - 6/4, 7/5
35 anos A - Miguel Kelbert (GNU) d. Fabio Buchorn (AVA) - 6/0, 6/2
35 anos B - Luciano Zart (AVA) d. Felipe Ely (CTC) - 6/2, 3/6, 10/5
35 anos C - Raul Cabral (AVA) d. Flávio Macedo (ATC) - 6/1, 6/2
45 anos A - Miguel Kelbert (GNU) d. Carlos Probst (AVA) - 7/5, 6/4
45 anos B - Rafael Moreno (VIN) d. Luis Souza (CCPF) - 6/0, 6/1
55 anos A - Marco Wendlant (AVA) d. Almir Timm (AMIZ) - 7/5, 6/0
55 anos B - Victor Sartori (AVA) d. Silvanio Ramalho (VIN) - 6/4, 6/2
1ª Classe - Marcos Daniel (CCPF) d. Alexandre Bonatto (AVA) - 6/2, 6/3
2ª Classe - João Pedro Santos (ALJ) d. Lucca Baptista (ALJ) - 6/7(3), 6/4, 10/7
3ª Classe - 34 - Sebastian Dietze (AVA) d. Germano Setti - WO
3ª Classe + 34 - Daniel De Bastiani (AVA) d. Niki Frantz (AVA) - 6/3, 6/2
4ª Classe - 34 - Lucas Almeida (AVA) d. Oscar Chagas (AVA) - 6/3, 6/2
4ª Classe + 34 - Ronaldo Kloeckner (AVA) d. Ílvio Morais (VIN) - 7/6(10), 6/3
5ª Classe - Vassalo Fetter (AVA) d. João Suliman (AVA) - 6/3, 2/6, 10/6

FEMININO
10 anos - Mia Junghanss (AVA) d. Anita Gunski (AVA) - 6/2
1ª Classe - Carolina Olmo (AVA) d. Gabriela Azambuja (AVA) - 6/2, 1/6, 10/2
2ª Classe - Gabriela Azambuja (AVA) d. Lucélia Barbosa (VIN) - 6/3, 6/1

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Esportes