Notícias: Esportes

Skatistas Marcelo Formiga e Lehi Leite na Pista do Brique

Atletas participam hoje de atividades relacionadas ao Dia Mundial do Skate

29 de Junho de 2017 às 09:00
Skatistas Marcelo Formiga e Lehi Leite na Pista do Brique
Paulista Marcelo Formiga é uma das atrações (Foto: Divulgação)

Lazer, esporte, cultura, estilo de vida ou meio para a transformação social. Para celebrar a prática e o estilo de vida relacionados ao skate, Santo Ângelo recebe hoje os skatistas profissionais Marcelo Amador “Formiga” e Lehi Leite para evento dedicado ao dia Mundial do Skate. Os atletas participam de sessão de autógrafos, entrega de brindes, troca de experiências com o público e também mostram suas habilidades com o “carrinho”.

A atividade é idealizada pelo skatista e empresário Robson “Galiza” Reis . “Esse evento é para comemorar o Dia Mundial do Skate, celebrado dia 21 de junho. Mas, como para nós todo dia é dia de skate, vamos celebrar a data juntamente com a tour da Hocks, que está passando por algumas cidades do Rio Grande do Sul e aproveitamos para trazer dois grandes nomes do skate nacional também para Santo Ângelo”, explica.

PROGRAMAÇÃO
Os skatistas, assim como todo o staff da marca Hocks que acompanha a turnê, estarão na loja Board Sporths (Antunes Ribas, 1378), a partir das 15h, para sessão de fotos e autógrafos, entrega de brindes e troca de experiências com os simpatizantes do esporte. A partir das 17h, na pista de skate da Praça do Brique (Praça Leonidas Ribas), os profissionais mostram suas habilidades ao lado de skatistas locais. Haverá também a competição de Best Trick (Melhor Manobra) para atletas amadores, com brindes ao vencedor.

“O evento é gratuito, todos os skatistas de Santo Ângelo e região estão convidados. É só aparecer na Board Sporths ou na pista na Praça do Brique que serão todos bem recebidos para celebrarmos o esporte”, convida Galiza.

OS ATLETAS
Marcelo Amador Formiga é paulista e um dos nomes que vêm à cabeça de qualquer skatista quando o assunto são bordas, combos, manuals. Sua longa carreira e bonita história de superação através do esporte o torna referência no skate. Lehi Leite é brasiliense de 29 anos. Tem passagens por Barcelona, Amsterdã, Paris e Lisboa.

“O Marcelo Formiga, de São Paulo, é um dos ícones do skate dos anos 90, conhecido mundialmente. É uma oportunidade única para quem gosta do esporte. O Lehi Leite, de Brasília, também é um grande atleta que representa a Hocks”, disse Galiza.

A DATA
Em 2004, a Associação Internacional de Companhias de Skate criou o Go Skateboarding Day, realizado sempre em 21 de junho, com o intuito de popularizar e chamar a atenção para os potenciais do skate. No Brasil, a data é conhecida como Dia Mundial do Skate. “Normalmente a data é comemorada no final de semana anterior ao dia, mas, como ocorreu a oportunidade de os profissionais da Hocks estar no Estado, programamos para esta quinta-feira”, informou o empresário.

Não se sabe quem foi a primeira pessoa a pregar rodinhas de patins em um pedaço de madeira e se equilibrar em cima (relatos remontam à década de 1940), mas o certo é que o skate moderno apareceu em meados dos anos 1960, nos Estados Unidos, especialmente em cidades do estado da Califórnia, onde surfistas construíam skates para poder “surfar no asfalto” em tempos de poucas ondas.

Entre 1970 e 1980 surgem inovadores do skate, responsáveis por diferentes manobras, primeiras competições e iniciantes marcas de shapes (as pranchas), rodas, equipamentos de segurança, acessórios, entre outros. De lazer para esporte que movimenta milhões de reais ao ano foi questão de tempo. No Brasil, o skate se populariza a partir dos anos 1970. De lá para cá, o país revelou uma série de skatistas de renome, como Bob Burnquist, Lincoln Ueda, Sandro “Mineirinho” Dias, Karen Jones, Letícia Bufoni, Pedro Barros, entre outros.
 

Fotos vinculadas

Luan Rogério Medeiros, Robson Galiza Reis e Rafaela Schmidt recebem os atletas profissionais, esportistas e simpatizantes  (Foto: Estevan Minini/JM) Lehi Leite traz suas manobras para a Pista do Brique (Foto: Divulgação) Marcelo Formiga tem longa história no skate (Foto: Divulgação)

Mais Notícias: Esportes