Notícias: Esportes

Atletas participam de corrida entre Santo Ângelo e Giruá para conscientizar sobre o Autismo

Participaram 56 corredores de Santo Ângelo, Ijuí e São Luiz Gonzaga

09 de Julho de 2019 às 10:00
Atletas participam de corrida entre Santo Ângelo e Giruá para conscientizar sobre o Autismo
56 corredores aceitaram o desafio e ajudaram a divulgar a causa autista (Foto: Divulgação)

O desconhecimento sobre o autismo, conhecido cientificamente como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é o principal motivo pelo qual a condição ainda sofre preconceitos e que faz com que pais de crianças diagnosticadas com autismo tenham receio pelos filhos.

Entre os sintomas apresentados, as crianças com autismo normalmente têm dificuldade em: interações sociais e comunicação verbal e não verba.

Uma pessoa com autismo pode apresentar os sintomas: ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis; ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina; fazer movimentos corporais repetitivos; demonstrar apego anormal aos objetos.

Idealizado pelo professor Fernando Benedetti, a equipe Corredores Azuis, para divulgar e conscientizar sobre o Autismo, realizou dia 30 de junho mais um treino (longão), entre os municípios de Santo Ângelo e Giruá, com o tema
“O desafio da causa autista”.

Participaram 56 corredores de Santo Ângelo, Ijuí e São Luiz Gonzaga, que enfrentaram o frio e a chuva, e concluíram o desafio. Os Corredores Azuis de Cerro Largo juntamente com a Acelcor realizaram este desafio na cidade (21 km).

Além do Rio Grande do Sul, a equipe está presente nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sergipe.

A partir  desde ano, a equipe Corredores Azuis também é TAG  do personal Tarciso Aspire que uniu-se a equipe formando a TAG/Corredores Azuis. É a única no Brasil que corre pela causa Autista e que neste último treino, bateu o recorde e foi reconhecida nacionalmente  para a causa Autista.

Os desafios propostos pela equipe TAG/Corredores Azuis terão no seu final um desenho de uma estrela simbolizando a união e companheirismo, unindo em suas pontas o desejo de lutar pela causa, sendo este iniciado com um treino a Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Giruá e finalizando em Catuípe.

Mais Notícias: Esportes