Notícias: Geral

Susepe realiza seminário sobre o sistema prisional nas regiões Missões e Noroeste
26 de Abril de 2012 às 16:00

Servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participam, nesta quinta-feira (26), em Santo Ângelo, do Seminário de Diagnóstico do Sistema Prisional. O objetivo é debater sobre as atividades dos estabelecimentos da 3ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), que abrange as regiões Missões e Noroeste. Mais de 150 pessoas, entre agentes e técnicos superiores penitenciários, administradores e membros da direção da Susepe, discutem sobre os diversos temas que norteiam as ações do sistema prisional.

Com uma metodologia de divisão em pequenos grupos de debate, e posterior explanação em plenária, os participantes apontam as principais necessidades dos estabelecimentos do sistema penitenciário gaúcho. Os questionamentos são respondidos pelo Superintendente e pelo corpo diretivo. Os relatórios de cada grupo serão encaminhados para o órgão central.

Entre os assuntos abordados, estão temas como infraestrutura prisional e obras, formação e qualificação do quadro funcional, recursos humanos e materiais, concurso público e atendimento aos servidores, corregedoria geral e suas atribuições, entre outros aspectos relacionados ao sistema.

Visibilidade

O encontro serve para ouvir as demandas dos servidores e mostrar o trabalho que é realizado pela Susepe, proporcionando uma participação ativa na gestão da instituição. "Esse evento é importante para conversar com os nossos servidores, na medida em que, com as questões do sistema prisional em pauta junto à sociedade e à mídia, saímos do invisível para o visível. Precisamos mostrar que nosso foco não está em apenas em uma ou duas casas prisionais, mas sim, em todos os 97 estabelecimentos do Estado", afirma o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben.

Para o agente penitenciário Brasil Jornada Finamor, da Penitenciária Regional de São Luiz Gonzaga, servidor da Susepe há 22 anos, o momento é fundamental para a troca de experiências. "Aqui conseguimos conversar com colegas de outros presídios, o que é muito importante para aperfeiçoar o nosso conhecimento. Fazemos uma integração regional, uma interação com os superiores hierárquicos e com o Governo do Estado. Temos voz e vez para tirar dúvidas e reivindicar algumas demandas", comenta.

Esse é o terceiro grande encontro entre direção geral e servidores. O primeiro ocorreu na 4ª Região Penitenciária, em Erechim, e o segundo, na 6ª Região Penitenciária, em Bagé. A 3ª DPR, além de Santo Ângelo, contempla os municípios de Ijuí, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Cruz Alta, Santa Rosa, Santo Cristo e Três Passos. A previsão é de que, para este ano, sejam realizados outros encontros desse tipo nas demais regiões do Estado, retornando para os primeiros locais para apresentar os resultados e verificar o atendimento das demandas.

Mais Notícias: Geral