Notícias: Geral

Praia de Roque Gonzales começa a se tornar realidade

São Luiz Gonzaga também aproveitará as águas do lago com praia artificial

14 de Dezembro de 2011 às 15:05
Praia de Roque Gonzales começa a se tornar realidade
Obras da praia que dará aos roque-gonzalenses uma opção a mais de lazer e turismo Foto: Fábio Ritter

As obras para a construção da praia artificial na cidade de Roque Gonzales tiveram início recentemente. A praia fica em uma área de aproximadamente 1.300 metros junto ao lago da Usina Hidrelétrica Passo São João, da Eletrosul. Essa área está dentro dos 10% previstos em lei para uso de turismo e lazer dentro da Área de Preservação Permanente (APP). É a primeira praia artificial na área da Usina a sair do papel. A outra que deve sair do papel em breve é a de Afonso Rodrigues, em São Luiz Gonzaga, conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

No caso específico de Roque Gonzales, o prefeito João Scheeren Haas revela que a obra completa deve durar cerca de um ano, pois além da areia envolve construção de banheiros, bebedouros, calçada, estacionamento e orla. Porém, ele acredita que possa ser utilizada parcialmente já neste verão. “Acredito que poderemos cobrir uma parte de areia até fevereiro, o que ainda permitirá o uso nesse verão, mas a obra completa demora um pouco mais”, pondera o prefeito.

Atualmente a obra está na fase de preparo da área que ficará submersa. Para isso, a Eletrosul contribuiu diminuindo um pouco o nível da água do lago e com a doação de pó de brita. A empresa também colaborou com as prefeituras entregando um caderno com sugestões do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Turístico, um dos 21 programas ambientais da obra, que foi finalizado no ano de 2009, e forneceu projetos arquitetônicos para praias e parques na área disponível do reservatório para que as prefeituras os pusessem em prática.

Fonte: Eletrosul

Mais Notícias: Geral