Notícias: Geral

12ª CRS confirma que início da vacinação contra a gripe H1N1 será no dia 15 de abril

A aplicação das doses no início do outono deverá aumentar eficácia da imunização

24 de Janeiro de 2013 às 08:00
12ª CRS confirma que início da vacinação contra a gripe H1N1 será no dia 15 de abril
No ano passado, a única clínica particular, aplicou 1,8 mil doses de vacina contra H1N1. Foto: Arquivo/JM

 A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde começou os preparativos para a vacinação contra a gripe A (H1N1) nas Missões. Esse ano a aplicação das doses, previstas para o mês de maio, será antecipada para abril como forma de aumentar a eficácia das imunizações.

O coordenador de Saúde, Lói Roque Biacchi, confirmou a aplicação das vacinas no período de 15 a 26 de abril. Os critérios, segundo Biacchi, serão os mesmos do ano passado, tendo como público alvo os grupos de risco: crianças com dois anos incompletos, idosos, gestantes, indígenas e profissionais que atuam na área da saúde.

Embora não tenha definido o número de vacinas para a região, o coordenador revela que no Estado estão previstas mais de três milhões de doses. Biacchi lembra que no ano passado foram mais de 166 mil doses para as Missões, sendo 41.540 doses destinadas a Santo Ângelo, 5.350 para Entre-Ijuis, 4.680 repassadas a São Miguel das Missões, 2.010 enviadas a Vitória das Missões e 1.790 para Eugênio de Castro.

Biacchi salienta a importância de as pessoas terem com os cuidados preventivos como lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel e evitar lugares fechados com aglomeração de pessoas. “A antecipação das doses para o início do outono, sem dúvida, aumentará a eficácia das vacinas devido ao tempo necessário para a imunização produzir efeito no organismo”, explica.

TAMIFLU

Em 2012, o surto de Gripe H1N1 no Estado, com algumas mortes, causou pânico em pessoas que não receberam a imunização. Nestes casos a Secretaria de Saúde manteve um estoque permanente de Tamiflu, um medicamento eficaz no combate ao vírus no estágio inicial da doença.

VACINAS IMPORTADAS

No ano passado, o estoque de vacinas contra a gripe H1N1 se esgotou devido à grande procura. Diante deste quadro, muitas pessoas acabaram adquirindo as doses em clínicas particulares. Em Santo Ângelo, a clínica do médico Luiz Carlos Flores (localizada na rua Barão do Santo Ângelo, número 1.063) é a única credenciada pelo Ministério da Saúde para aplicação das doses.

Flores revela que em 2012 foram aplicadas 1.800 doses de vacinas importadas dos Estados Unidos, França, Bélgica e Alemanha. “A nossa idéia é ampliar o número de doses em decorrência da demanda do ano passado. Na época, inúmeras pessoas vieram até nosso estabelecimento médico, mas não foi possível atender a todos. A aplicação das doses na clínica iniciará no mês de março e dependendo da procura poderemos adquirir mais lotes da vacina do importador. Havendo o produto, conseguiremos repor o estoque em média 36 horas após o pedido”, revela.

O médico também adianta que não fará reserva de vacinas para os clientes. Quando houver estoque basta a pessoa ir a clínica para a imunização.

Fotos vinculadas

Lói Roque Biacchi, coordenador regional de saúde

Por Cristiano Devicari (cristiano@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral