Notícias: Geral

Arraia gigante é pescada no Rio Uruguai

Animal foi capturado por dois pescadores em Porto Mauá

07 de Março de 2013 às 17:15
Arraia gigante é pescada no Rio Uruguai
Pescadores exibem arraia capturada no Rio Uruguai

Foi pescada, na segunda-feira (4), uma arraia gigante de 64 kg, no Rio Uruguai, na localidade de Três Bocas, interior de Porto Mauá. O pescador profissional Alcir Pires de Aguiar (Cepo) e o seu irmão Américo levaram 6 horas para conseguir retirá-la da água. Para retirada acabou sendo necessário a utilização da fisga e gancho. Devido ao tamanho e peso foi levada com um reboque de barco.

O pescador Alcir mencionou que jamais havia visto uma arraia tão grande. Após ser limpa, pesou 31 kg de carne, que é muito apreciada pelos pescadores. Pelo tamanho, estima-se que deveria ter em torno de 50 a 60 anos de idade. Uma arraia deste porte é considerada rara em água doce.

ARRAIA-TOURO
Uma das maiores da espécie é a “arraia-touro australiana”, que pode pesar em torno de 100 kg e possuir até 1,2 metros de largura e 2,4 metros de comprimento. Todas as arraias usam o mesmo mecanismo de ataque independentemente do tamanho. Esse mecanismo se chama aguilhão, com até 20 centímetros de comprimento em uma arraia-touro, localizado perto da base da cauda. O aguilhão tem um espinho com os lados serrilhados ou farpas voltados para o corpo do peixe. Existe uma glândula de veneno na base do espinho e um revestimento parecido com uma membrana que cobre todo o mecanismo do aguilhão.

ATAQUES
As mortes de humanos relacionadas ao ataque de arraias são extremamente raras, em parte porque o veneno da arraia embora seja extremamente doloroso não costuma ser fatal. O único risco pode ocorrer caso o ataque atinja o peito ou a área abdominal da pessoa.
 

Fotos vinculadas

Arraia gigante pesou 64 quilos

Por Vilson Winkler

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral