Notícias: Geral

Valdir Andres é indicado para a presidência da Famurs

Prefeito de Santo Ângelo foi escolhido dentro do PP com 50,75% dos votos válidos

23 de Abril de 2013 às 16:40

O prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, será o novo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Andres foi escolhido, nesta terça-feira ( 23), como representante do Partido Progressista (PP) – que tem o direito de indicar o novo presidente – como representante da sigla para assumir o cargo na gestão 2013/2014. Andres foi eleito com 50,75% dos votos.

Dos 136 prefeitos que tinham o direito a voto, 132 participaram do processo. Entre os 132 votantes, 103 optaram pela apresentação de um único candidato na eleição para presidência e apenas 23 para que a lista tríplice fosse levada para votação de todos os 497 prefeitos gaúchos. Andres obteve 67 votos. Foram registrados quatro votos nulos. Os outros três candidatos ao cargo eram os prefeitos de Casca, Rio dos Índios e São Jerônimo, Alan Martins de Chagas, Salmo Dias de Oliveira e Marcelo Schreinet.

Com a conclusão do processo interno de escolha do PP, o resultado será ratificado em 23 de maio, na sede da Famurs, em uma eleição simbólica.

A posse de Andres acontece durante o 33º Congresso dos Municípios que será realizado em 25 e 26 de junho.

O prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, destacou a importância de a Famurs estar à frente das causas municipalistas, na defesa direta das reivindicações dos prefeitos. Andres salientou ainda a necessidade de remodelação dos atuais métodos de gestão da entidade, assim como os enfoques e perspectivas de trabalho.

A ESCOLHA

Conforme acordo estabelecido entre os partidos, o PP teria o direito de escolher o próximo presidente da Famurs. Em 2014, será a vez do PMDB apontar o sucessor de Andres. O PT, em 2015, e o PDT, em 2016, fecham a lista.

Estabelecido em 2005, o rodízio na presidência da Famurs é uma medida que fortalece o municipalismo, pois evita a disputa entre partidos. Nesse formato, as quatro legendas que mais elegem prefeitos ganham o direito de indicar os comandantes da entidade nos quatro anos do mandato. Nas eleições de outubro de 2012, o PP foi vencedor em 136 prefeituras.

Neste processo de escolha o PP foi pioneiro. Para eleger Andres, os 136 prefeitos do partido no território gaúcho escolheram o prefeito de Santo Ângelo para comandar a entidade através de voto via internet. 

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral