Notícias: Geral

Tenente-coronel Portilho assume o comando do CRPO Missões

O novo comandante pretende atuar na gestão, treinamento, tecnologia, inteligência e correição

21 de Maio de 2013 às 14:47
Tenente-coronel Portilho assume o comando do CRPO Missões
Major Hasadias (E), Coronel Fernandes e o novo comandante do CRPO, Ten.Cel Portilho. Fotos: Odair Kotowski/JM

O Major Hasadias Isaque da Silva passou o cargo de comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Missões (CRPO Missões) ao Tenente-coronel Claiton Rui da Costa Portilho, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (15), no auditório vermelho do Iesa, e que contou com a presença do comandante geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes.

Portilho veio do CRPO Fronteira Noroeste de Santa Rosa, onde era chefe do Estado Maior. Em Santo Ângelo, Hasadias deverá ser seu braço direito, mantendo-se como chefe do Estado Maior do CRPO Missões.

Portilho diz que primeiro pretende fazer um diagnóstico do Comando Regional para depois alinhar um trabalho focado em gestão, treinamento, tecnologia, inteligência e correição. “Eu sou movido a desafios. Gosto de dialogar com a comunidade e que os meus companheiros me convençam. Devemos conflitar ideias e que o espaço público deve servir para apresentarmos o resultado desses objetivos”, frisa.

Entre suas experiências estão a assistência antiterrosimo, análise criminal e a segurança para grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014.

O novo comandante terá a responsabilidade de comandar as unidades da Brigada Militar da região, compostas por 32 municípios. São elas: 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Santo Ângelo, 29º Batalhão de Polícia Militar de Ijuí e 14º BPM de São Luiz Gonzaga.

O NOVO COMANDANTE

O Tenente-coronel Clainton Rui da Costa Portilho, 44 anos, nasceu em Santana do Livramento. Foi aluno do Colégio Tiradentes de Porto Alegre.

Trabalhou como Tenente no 12º Batalhão de Polícia Militar em Caxias do Sul; no 11º BPM responsável pelas ações de polícia ostensiva na zona norte de Porto Alegre e foi comandante de Pelotão no Batalhão de Polícia Rodoviária.

No Batalhão Rodoviário foi promovido a Capitão, tendo chefiado a seção de inteligência.

Trabalhou no Departamento Administrativo e foi classificado no Estado Maior da Brigada Militar, onde trabalhou como analista da seção de inteligência.

Em 2002, solicitou tranferência para o CRPO Fronteira Noroeste em Santa Rosa. Em 2004 foi classificado no 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, onde atuou como sub-comandante.

Em 2005, foi promovido a Major e em 2006 assumiu o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar de Três Passos. Em 2010 assumiu o comando do 29º Batalhão em Ijuí. Desde agosto de 2012 era o chefe do Estado Maior do CRPO Fronteira Noroeste, em Santa Rosa.

Mais Notícias: Geral