Notícias: Geral

Secretário de Saúde Ciro Simoni vai inaugurar centro cirúrgico do Hospital Santo Ângelo neste sábado

Ampliação vai permitir que casa de saúde passe a realizar 550 cirurgias mensais

15 de Junho de 2013 às 08:00
Secretário de Saúde Ciro Simoni vai inaugurar centro cirúrgico do  Hospital Santo Ângelo neste sábado
Governador Tarso Genro confirmou a presença do secretário Ciro Simoni , em Santo Ângelo

O secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, vai inaugurar a reforma e ampliação do centro cirúrgico do Hospital Santo Ângelo, neste sábado (15). O ato inaugural, que ocorre às 9h30min, contará também com a presença do chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Fabinho Medeiros, direção do hospital, funcionários e lideranças locais. A obra está orçada em R$ 1 milhão com recursos do Estado, proveniente de emenda parlamentar do então deputado Adroaldo Loureiro, e do Hospital Santo Ângelo.

A obra de ampliação vai permitir o aumento de cinco para 11 leitos, destinados a pacientes do pós-cirúrgico. O número de salas também será aumentado de dois para seis, fazendo com que a casa de saúde passe de 350 cirurgias mensais para 550, ou seja, um aumento de 50% em sua capacidade. Dentro do bloco cirúrgico haverá uma sala maior para cirurgias de alta complexidade como operações bariátricas, traumatologia e cirurgia de coluna.

Além disso, o espaço terá novos vestiários, novo acesso ao bloco cirúrgico mais próximo ao acesso das UTIs, assim como um sistema elétrico todo novo para o bloco cirúrgico.

EQUIPAMENTOS

O Hospital Santo Ângelo deverá receber em 30 dias um carro de anestesia da General Eletric, importado dos Estados Unidos, que controla todos os órgãos vitais do paciente durante um procedimento cirúrgico. As salas também serão dotadas de lâmpadas importadas da França feitas com led central branco com até três pétalas coloridas, a fim de variar a temperatura de cor, chamada de Kalea cirúrgica. Ainda serão instaladas duas novas mesas cirúrgicas, seis novos focos cirúrgicos e já foi encomendado da General Eletric, nos Estados Unidos, um carro de anestesia que deverá chegar em 30 dias. Esse equipamento controla todos os órgãos vitais do paciente durante a cirurgia. Ainda foram adquiridas oito camas de recuperação e seis novos monitores cardiológicos.
 

Por Cristiano Devicari (cristiano@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral