Notícias: Geral

Comdica defende a realização de eleição do Conselho Tutelar
17 de Junho de 2013 às 11:30
Comdica defende a  realização de eleição do Conselho Tutelar
Janira Mânica reforça necessidade de nova eleição

A presidente do Comdica, Janira Mânica, porém, discorda da posição da promotora Paula Mohr. Para Janira existe a necessidade de uma nova eleição, tendo em vista que a posse dos novos conselheiros ocorreu no dia 31 de dezembro de 2010 e não em 2011 e 2012. Segunda ela, essa é a posição dos 30 conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outro argumento da presidente é de que os conselheiros atuais não teriam sido eleitos pelo voto direto. Ela conta que no último pleito foram eleitos cinco conselheiros e cinco suplentes. Segundo ela, um dos cinco titulares foi afastado por decisão da Justiça, outro se demitiu e subiu um suplente para substituir a dispensa do juiz; dos suplentes que ficaram um morreu e quatro pediram demissão. O conselho tutelar se esvaziou e a própria promotora Paula Mohr, segundo Janira, pediu que o Comdica organizasse um criterioso processo seletivo para preencher as vagas. “O Comdica fez o edital de avaliação de currículos para definição de conselheiros com mandato até o dia 31 de dezembro de 2013. Esses conselheiros não podem ter o mandato prorrogado porque não foram eleitos pela população.” Janira acredita que não havendo eleição qualquer pessoa da comunidade poderá impugnar essa prorrogação.

“A organização e eleição é realizada pelo Comdica. Não vou mais me manifestar publicamente até apreciação do jurídico da prefeitura sobre o assunto. Estivemos reunidos na quarta e na quinta-feira encaminhamos ao prefeito Valdir Andres documento sobre nosso posicionamento”, completa Janira Mânica. 

Por Cristiano Devicari (cristiano@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral