Notícias: Geral

Diretor da URI, Maurílio Tiecker, morre eletrocutado no interior de Santo Ângelo

Acidente aconteceu por volta das 14 horas de segunda-feira próximo ao Xanadu Eventos

14 de Outubro de 2013 às 15:53
Diretor da URI, Maurílio Tiecker, morre eletrocutado no interior de Santo Ângelo
Morte acidental ocorreu em uma área de difícil acesso, próximo a uma lavoura de trigo. No detalhe, o professor Maurílio Tiecker. Fotos: Tiarajú Goldschmidt/JM e Arquivo/JM

O diretor geral da URI Santo Ângelo, Maurílio Tiecker, morreu na tarde de segunda-feira (14), vítima de choque elétrico no interior de Santo Ângelo. O acidente aconteceu em área rural, no Distrito Buriti, próximo ao Xanadu Eventos.

A delegada de plantão, Luciana Cunha da Silva, juntamente com o Departamento de Criminalística, esteve no local para verificação do fato. Já o delegado Heleno dos Santos é o responsável pelas investigações.

Conforme a delegada Luciana Cunha da Silva, Maurílio Tiecker teria sido contratado por um proprietário de área rural para fazer a medição de suas terras. “Tiecker levou um conhecido para lhe auxiliar neste serviço. A vítima estava utilizando um equipamento agrimensor e durante o trabalho teria encostado o aparelho num fio de alta tensão. O auxiliar estava distante do local quando aconteceu o acidente. Ele teria ouvido o grito do Maurílio e seguiu até onde a vítima se encontrava. O homem fez massagem cardíaca tentando reanimá-lo, mas não obteve êxito. Então saiu num ponto em que pudesse funcionar o celular e acionou o Samu, que encontrou Maurílio Tiecker já sem vida”, relata.

ÁREA ÍNGREME

O acidente aconteceu numa área íngreme, dentro de uma mata. Peritos do IGP coletaram dados do local. Na sequência, o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal para necropsia, visando verificar a causa da morte. No entanto, dados preliminares dão conta que a causa seria por eletroplessão (choque elétrico). Depois o corpo foi liberado aos familiares.

Desde ontem o corpo de Maurílio está sendo velado na Catedral Angelopolitana. Nesta terça-feira (15), às 10 horas, haverá missa de corpo presente. Seu velório acontece em Santo Ângelo até as 12h e o sepultamento, à tarde, será no município de Independência.

 

LUTO OFICIAL

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, decretou luto oficial de três dias em função da morte do professor. O presidente da Câmara de Vereadores, Jacques Barbosa, por sua vez, colocou a casa parlamentar à disposição da família para realização do velório, mas o ato foi transferido para a Catedral Angelopolitana. A URI decretou três dias de luto.

Em virtude da morte do diretor da URI, Maurílio Miguel Tiecker, atual presidente do Corede Missões, foi cancelada a reunião do Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões que seria nesta terça-feira (15), em Sete de Setembro.

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), René José Nedel, conjuntamente com os prefeitos que integram os 26 municípios da Associação, lamentou o fato e prestou solidariedade aos familiares pelo momento de dor e a inestimável de Maurílio Tiecker que trabalhou para o fortalecimento da região das Missões.

VIDA PROFISSIONAL

O diretor da URI Santo Ângelo, Maurílio Tiecker, atuava como professor universitário há duas décadas e era também presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Missões. Graduado em Tecnólogo da Construção Civil e Matemática, ambas na URI, realizou especialização em Matemática e mestrado em Engenharia de Produção.

Natural de Independência (RS), Maurílio tinha 45 anos e deixa a esposa Marlize e duas filhas.

DIREÇÃO DA URI

O campus da URI Santo Ângelo decretou luto oficial de três dias, sendo que nesta terça-feira (15), permanecerá sem funcionamento algum. As atividades normais serão retomadas na quarta-feira (16). O lançamento do Vestibular de Verão e o “Descubra a Universidade”, agendados para esta quarta-feira, foram suspensos e uma nova data deve ser divulgada.

De acordo com o regimento interno da Universidade, a diretora-acadêmica Neusa Scheid (foto) deve acumular funções, assumindo a direção-geral do campus de Santo Ângelo.

 

Fotos vinculadas

Maurílio teria encostado com o aparelho em fio de alta tensão

Por Cristiano Devicari (cristiano@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral