Notícias: Geral

Cidades Digitais está sendo implantado em Santo Ângelo

Após conclusão, rede deverá interligar 30 órgãos de governo e quatro pontos da cidade

13 de Fevereiro de 2014 às 15:28
Cidades Digitais está sendo  implantado em Santo Ângelo
Ao todo, serão 30 quilômetros de rede de fibra óptica (Foto: Priscila Nhoatto/Especial/JM)

Santo Ângelo está recebendo as obras de instalação da rede de fibra óptica para a implantação do Programa Cidades Digitais, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações. O projeto piloto beneficiará 80 municípios do País, dentro das políticas públicas de inclusão digital desenvolvidas pelo Governo Federal.

A instalação da insfraestrutura está sendo feita pela Petcom, de São Paulo, empresa vencedora da licitação para implantação do sistema em todos os municípios do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, são apenas seis municípios contemplados neste projeto piloto. A implantação do Cidades Digitais em Santo Ângelo está sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e é acompanhada pelo técnico Renato Ribas.

CIDADES DIGITAIS
O objetivo do Programa Cidades Digitais é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos em todos os municípios brasileiros. Dentro dessa proposta, estão sendo implantadas redes de fibras ópticas que viabilizem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços do governo eletrônico e espaços de uso de internet.

O secretário de Planejamento de Santo Ângelo, Nery Franco, explica que a “cidade digital” permitirá simulações que possam contribuir no planejamento e gestão do espaço e ao mesmo tempo aumentar a eficiência do serviço público. A ideia é reduzir custos operacionais, desburocratizar as atividades e simplificar processos gerenciais e operacionais, bem como reduzir prazos de atendimento à população nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurança e administração.

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, por sua vez, destaca que essa iniciativa é importante porque democratiza o acesso às novas tecnologias.

FIBRA ÓPTICA
Santo Ângelo receberá um anel de 30 quilômetros de extensão, interligando 30 órgãos governamentais do município, entre eles, secretarias, algumas escolas e quatro pontos públicos (as praças Pinheiro Machado e Ricardo Leônidas Ribas, o Centro Municipal de Cultura e o Parque de Exposições Siegfried Ritter). Para a implantação da rede de fibra óptica em Santo Ângelo, o governo federal investiu R$ 1 milhão. No total, serão aplicados R$ 55 milhões em todo o País. Através do Cidades Digitais, Santo Ângelo receberá softwares públicos gratuitos para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Os servidores, envolvidos nessa questão, serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede e no atendimento à população.

Por Cristiano Devicari

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral