Notícias: Geral

Corpo do bispo Dom Estanislau Kreutz está sendo velado na Catedral
07 de Julho de 2014 às 09:00
Corpo do bispo Dom Estanislau Kreutz está sendo velado na Catedral
Dom Estanislau morreu na noite deste domingo (6). Velório está ocorrendo na Catedral e às 15h30min haverá missa de corpo presente. Foto: Murian Cesca/JM

O corpo do bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo, Dom Estanislau Amadeu Kreutz, que faleceu neste domingo (6) aos 86 anos, está sendo velado na Catedral Angelopolitana. Às 10h desta segunda-feira, será feita uma missa em sua homenagem. Já às 15h30min, haverá a celebração de corpo presente, com atos de encomendação, também na Catedral. O bispo emérito será sepultado na cripta da Catedral Angelopolitana.

Dom Estanislau morreu em decorrência do agravamento de enfermidade. Ele possuía câncer no pâncreas e, devido à idade, não foi submetido à cirurgia. Além disso, sofria de diabetes e do mal de Parkinson.

Dom Estanislau era natural de Santo Cristo, onde nasceu em 1º de julho de 1928. Estudou Filosofia e Teologia em São Leopoldo, orientado pelos padres jesuítas. Fez seu doutorado em Teologia Sistemática na Universidade de Santo Tomás, em Roma.

Foi ordenado presbítero no dia 28 de novembro de 1954. Em junho de 1972 foi nomeado bispo auxiliar de Santo Ângelo, pelo Papa Paulo VI. Recebeu a ordenação episcopal no dia 17 de setembro do mesmo ano, em Santo Cristo. Em 1973 foi nomeado bispo diocesano para toda a diocese missioneira, ministério que exerceu até junho de 2004.

Seu lema “alegres na esperança” (Rom 12,12) direcionou sua vida e missão como bispo. Testemunhou a vida do evangelho na simplicidade, diálogo, prontidão e generosidade.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral