Notícias: Geral

Início da substituição do piso marcou começo da reforma geral do lar Universina Carrera Machado

Ação integra campanha do Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte, lançada neste mês

22 de Julho de 2014 às 14:32
Início da substituição do piso marcou começo da reforma geral do lar Universina Carrera Machado
Primeiro cômodo que recebeu as obras foi o quarto da moradora Júlia Ramos, 82. “Não vou deixar ninguém pisar lá com os pés sujos”, brinca (Fotos: Murian Cesca/JM)

O início da substituição do piso foi a primeira das ações da reforma geral do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado, localizado no Bairro Marcílio Machado. O piso começou a ser substituído na terça-feira (15) da semana passada, em um dos quartos, nos fundos, próximo do pátio do lar – o novo é antideslizante. A entidade atende 21 idosos.

A reforma geral do lar é uma iniciativa do Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte. Para a campanha, lançada no dia 2 e chamada “Solidariedade: essa ideia não envelhece!”, o clube de serviço conta com o apoio da comunidade – só a mão de obra está orçada em aproximadamente R$ 10,8 mil. Há urnas para a captação de recursos em nove pontos da cidade.

POR ETAPAS
Também está sendo comercializada uma camiseta da campanha, no valor de R$ 30, e, no dia 6 de agosto, o Rotary Centro Norte realizará um bazar de roupas infantis, cuja renda será destinada ao projeto. A campanha, que não tem data prevista para ser concluída, será desenvolvida até o fim da reforma. “Estamos indo por etapas”, explica a presidente do clube de serviço, Ana Carla Santos. Segundo o coordenador do lar, Romiro Carlos Angst, depois da reforma do piso – o que deverá se estender entre 45 e 60 dias –, o próximo passo será a troca do forro e, depois, a pintura interna e externa. Além de toda a reforma da casa, haverá a substituição do atual portão por um eletrônico e a colocação de um toldo na entrada.

Romiro diz que, quanto à reação dos moradores, a reforma está sendo encarada com naturalidade. “Eles são acostumados aos seus ambientes, alguns não costumam se deslocar muito pela casa, mas está tudo tranquilo, sem nenhuma preocupação. Nenhum deles se mostrou insatisfeito e todos entendem que as obras são necessárias para depois o lar melhorar”, conta.

“MEU QUARTO VAI FICAR MUITO JOIA”
Para a substituição do piso do primeiro quarto em que o processo foi iniciado, uma moradora, de 82 anos, teve de deixar o cômodo e, hoje, está com sua cama em um escritório administrativo do lar. Ela é Júlia de Oliveira Ramos, que passou a morar no Universina Carrera Machado em abril de 2012.

Para ela, até agora, tudo tranquilo. “Meu quarto vai ficar muito joia, e mais joia ainda vou ser eu dentro dele. Aí sim”, idealiza. “E não vou deixar ninguém pisar lá com os pés sujos”, diverte-se. Fundado em 1977, o lar, que tem aproximadamente 580 m², nunca passou por uma grande reforma.


PONTOS EM QUE AS URNAS ESTÃO SENDO DISPONIBILIZADAS
- Farmácia Mais Econômica da Avenida Brasil
- Farmácia Mais Econômica da Rua Marquês do Herval
- Farmácia São Lucas da Rua Marquês do Herval
- Padaria Nosso Pão
- Casa de Chá Frau Hintz
- O Boticário
- Info@Café
- Rolla Chopp
- Arena Grill

Fotos vinculadas

Novo piso, que começou a ser colocado na última semana, é antideslizante; reforma geral é iniciativa de campanha do Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte

Por Murian Cesca (murian@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral