Notícias: Geral

Travessia de balsa em Porto Mauá tem previsão de retornar na sexta-feira

Serviço está suspenso desde 26 de junho em razão da enchente no rio Uruguai

22 de Julho de 2014 às 14:34
Travessia de balsa em Porto Mauá tem previsão de retornar na sexta-feira
Travessia deve voltar ao normal a partir de sexta-feira (25) (Foto: Vilson Winkler/Especial/JM)

O serviço de travessia de balsa entre Brasil e Argentina sobre o rio Uruguai, em Porto Mauá, deve ser retomado somente na sexta-feira (25). A previsão foi dada durante reunião entre autoridades de ambos os países em Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina, na última sexta-feira. A mesma previsão vale para a travessia em Porto Vera Cruz, que liga com o município argentino de Panambi.

A ligação por balsa entre os dois países foi suspensa no final de junho, devido à enchente no rio Uruguai, que alagou cidades ribeirinhas, atingindo inclusive os prédios da aduana dos municípios fronteiriços. Com a baixa do rio, que já voltou a seu nível normal, o serviço foi retomado em Porto Xavier e Porto Soberbo, mas em Porto Mauá e Porto Vera Cruz não, devido a problemas do lado argentino.

Conforme o assessor de imprensa da Prefeitura de Porto Mauá, Vilson Winkler, o prédio da Aduana de Alba Posse teve sua rede elétrica substituída, porém a internet ainda não foi reestabelecida, o que impede o cadastro dos turistas que entram no país por aquele município. Chegou a ser proposto, na reunião em Posadas, que fosse feito o cadastro manual da migração, porém essa hipótese não foi aceita.

UM MÊS SEM TRAVESSIA
Porto Mauá está quase um mês sem o serviço de balsa para a Argentina, já que foi suspenso em 26 de junho. Na maior enchente da história do município, em 1983, quando o nível do rio Uruguai ficou 20,7 metros acima do normal, 93 cm a mais do que em 2014, as balsas voltaram a operar menos de três dias após a tragédia.

Com o retorno, o serviço de balsa volta a funcionar nos horários tradicionais: de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min. A balsa faz o trajeto de meia em meia hora.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral