Notícias: Geral

Com a presença da coordenadora nacional, programação vai marcar os 25 anos da Pastoral da Criança da Diocese de Santo Ângelo

Quase 7 mil crianças são atendidas nos 45 municípios da Diocese que têm a pastoral

30 de Agosto de 2014 às 08:05
Com a presença da coordenadora nacional, programação vai marcar os 25 anos da Pastoral da Criança da Diocese de Santo Ângelo
André Junges, Ivanir Scremin, Marli Ludwing, Vera Lúcia Altoé, Rejiane Engel e Leci Borges (Fotos: Cristiano Devicari/JM)

Neste sábado (30), a Pastoral da Criança da Diocese de Santo Ângelo promoverá uma programação especial para comemorar os 25 anos de atuação na região. O evento será realizado em Santa Rosa, no Parque da Oktoberfest, no Bairro Central, com a presença dos municípios que integram a Diocese. A abertura oficial acontecerá às 9h, com acolhida, apresentação e retrospectiva.

Já às 10h30min, haverá manifestação da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, a capixaba Vera Lúcia Altoé. Ao meio-dia, será servido almoço partilhado por ramos com sorteio da ação entre amigos e brindes. Já às 13h15min, haverá apresentações culturais, e às 14h30min celebração eucarística festiva com o bispo diocesano, dom Liro Vendelino Meurer.

A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança de Santo Ângelo, Rejiane Cristina Engel, faz um balanço positivo do trabalho realizado nesses 25 anos. “É uma caminhada construída com esforço desde a fundação. Um trabalho voluntário das líderes e de apoiadores, feito com amor, em prol das crianças. É uma bonita história que vem salvando a vida de muitas crianças. Queremos promover a vida às famílias, e sabemos do desafio que temos, de avançar e poder atender um número ainda maior de crianças. Sabemos que é utopia conseguir atender todas, mas temos este desafio de alcançar um número maior”, diz.

REUNIÃO
Durante a tarde de sexta-feira (29), na Cúria, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança esteve reunida com a coordenadora estadual, Marli Ludwig, com a coordenadora diocesana Rejiane Engel, com a coordenadora da área 1, Ivanir Scremin, com a coordenadora da Paróquia Santo Antônio, Leci Borges, e com o animador André Junges. Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Pastoral da Criança no município.

PASTORAL DA CRIANÇA
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É uma organização comunitária com atuação nacional e internacional. Seu trabalho tem base na solidariedade e na partilha do saber. Pela pastoral, são desenvolvidas ações na área nutricional, saúde bucal, hortas comunitárias e atividades de lazer.

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança Vera Lúcia Altoé destaca o trabalho desenvolvido no Brasil. Segundo Vera, hoje, são 1.350.000 crianças atendidas no País. “O trabalho do voluntariado tem possibilitado a melhoria da qualidade de vida de muitas crianças, num trabalho missionário apaixonante, de 30 anos”, explica.

Vera também lembra o trabalho iniciado por Zilda Arns (falecida em 2010, no Haiti), que tem reconhecimento internacional pela importante atuação ao longo desse período na área social.

NÚMEROS
Dos 47 municípios que integram a Diocese de Santo Ângelo, 45 têm uma Pastoral da Criança. Somando estas 45 cidades, são 49 núcleos, chamados de ramos, e 720 líderes, sem contar, ainda, os apoiadores. Cada ramo tem seu coordenador. Rejiane conta que a Diocese abrange 40 paróquias na região e atende 6.850 crianças, 6.125 famílias e 394 gestantes.

Em Santo Ângelo, são três ramos da Pastoral da Criança (da Paróquia Anjo da Guarda, coordenada por Valdeci Braga; da Paróquia Santo Antônio, do Bairro Pippi, coordenada por Leci Borges; e da Paróquia Sagrada Família, coordenada por Dalvana Varlett). Na cidade, são 1.100 crianças e 1.050 famílias atendidas.

Fotos vinculadas

Vera Lúcia diz que o trabalho traz qualidade de vida às crianças

Por Cristiano Devicari (cristiano@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral