Notícias: Geral

Obras aguardam aval técnico para continuidade do asfaltamento

Seinfra suspendeu temporariamente as obras para análise de rotina da qualidade do asfalto utilizado

04 de Dezembro de 2014 às 07:00
Obras aguardam aval técnico para continuidade do asfaltamento
Seinfra suspendeu temporariamente as obras para análise de rotina da qualidade do asfalto utilizado (Foto: Arquivo/JM)

Após grande agitação na cidade sobre a possibilidade de um embargo nas obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo, o diretor do Departamento Aeroportuário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Jorge Tadiello, explicou em entrevista à Rádio Santo Ângelo, na manhã de ontem (3), que periodicamente a empresa responsável pelo serviço, a Cotrel, de Santa Maria, tem apresentado ensaios sobre a qualidade do material asfáltico utilizado.

No entanto, como o Estado não detém um laboratório no local da obra para realizar o controle e avaliar o trabalho oferecido pela empresa, é contratada a Fundação de Ciência e Tecnologia, que realiza a verificação por meio de amostragem.

“Eles periodicamente vão até o aeroporto e coletam corpos de prova, levam à sede, fazem os ensaios e nos encaminham os resultados. Já temos uma bateria de corpos de provas sendo analisada e estamos aguardando o resultado para prosseguir com a pavimentação”, relatou.

Ele ressaltou que nesse período as obras de asfaltamento foram suspensas, até que a análise seja concluída.

“Não seria prudente continuar com o trabalho em cima de uma camada cuja verificação de qualidade eu não tenho. Por isso é que as obras foram suspensas. Estamos aguardando esse controle de qualidade. Uma vez que tudo dê certo com os ensaios, daremos continuidade às obras. Mas vale lembrar que esse é um procedimento de rotina”, destacou.

LIBERAÇÃO DO ASFALTAMENTO
Apesar de as obras estarem, no momento, suspensas, a empresa Cotrel pode dar continuidade a outras atribuições, como, por exemplo, a terraplanagem de algumas áreas do Aeroporto Regional e a finalização do cercamento da área. Questionado sobre o retorno das obras de asfaltamento, Tadiello afirmou ter conversado com o diretor da Cotrel, Hélio Militz, e o engenheiro responsável, Ricardo Dutra, tendo chegado à conclusão de que a retomada do trabalho deve ocorrer em breve.

“Eles estão tranquilos quanto a essa verificação de qualidade, mas resolvemos, por bem, aguardar os resultados. Se, porventura – e não é o que queremos que aconteça –, o resultado não for totalmente satisfatório, a empresa poderá apresentar uma alternativa técnica”, destacou, acrescentando que a previsão é de que a análise seja liberada até semana que vem. 

NOVO PRAZO
No último dia 22, o Jornal das Missões já havia publicado que a empresa Cotrel tinha pedido à Seinfra uma nova prorrogação da entrega das obras do Aeroporto Regional. Na época, Tadiello informou que as obras não estavam no ritmo desejado e passavam por momentos delicados após a paralisação e rompimento por parte da Seinfra. “Eles pediram mais 70 dias em função dos problemas apresentados com a usina de asfalto”, afirmou.

O pedido, que foi encaminhado, passou por análise da Seinfra, que o acatou. Com isso, as obras, antes com previsão de ser entregues ainda no mês passado, deverão ser concluídas somente em meados de fevereiro.

Fotos vinculadas

Análise deverá estar concluída até a próxima semana, diz Tadiello (Foto: Seinfra/Divulgação)

Por Talita Mazzola (talita@jornaldasmissoes.com.br)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral