Notícias: Geral

Aeroporto Regional: Tudo pronto para o reinício das obras

Processo depende de uma liberação orçamentária por parte do Estado que deve sair nos próximos dias

16 de Julho de 2015 às 09:30
Aeroporto Regional: Tudo pronto para o reinício das obras
Maquinário que será usado para o reinício das obras já está na pista do aeroporto de Santo Ângelo (Foto: Estevan Minini/JM)

Como anunciado na última semana, estão sendo retomadas as obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo. Os máquinas para que o processo seja iniciado já estão na pista, assim como a empresa responsável pela execução da obra, Cotrel Terraplenagem e Pavimentação Ltda, de Santa Maria, já está preparada para sua execução.

Conforme o engenheiro civil da empresa, Ricardo Dutra, aguarda-se apenas uma sinalização de que as obras podem iniciar por parte do governo do Estado. “Se o processo relacionado à documentação estiver ok, vamos reiniciar as obras ainda essa semana. O Governo do Estado manda, e nós somos os responsáveis pela execução”, explica.

O engenheiro civil do Departamento Aeroportuário Nilson Camargo Serafini, engenheiro fiscal da obra da secretaria dos Transportes e Mobilidade do Estado, destaca que este é um projeto prioritário do governo e que está sendo trabalhado para que a empresa reinicie as obras. “Os aspectos técnicos que foram causadores de certa reanálise do projeto e de serviços no passado, já foram superados, e temos condições técnicas para retomar a obra. Somente o que falta são os ajustes finais no aspecto econômico, ou seja, dependemos de uma liberação final da cotação orçamentária”.

De acordo com Nilson, essa permissão deve ocorrer já nos próximos dias por parte da secretaria estadual da Fazenda.

FISCALIZAÇÃO
O Programa Nacional de Aviação Civil Regional visa qualificar 270 aeroportos em todo o Brasil até 2018. Aqui no Estado, o investimento ultrapassa os R$ 300 milhões, contemplando 15 municípios, entre eles Santo Ângelo.

A retomada das obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo engloba a questão do desenvolvimento municipal e regional. O processo deverá ter uma rigorosa fiscalização a fim de impedir que ocorra nova interrupção nas obras. A previsão para conclusão das obras do aeroporto em Santo Ângelo é de que aconteçam ainda em 2015.

Com relação às empresas que devem operar no Aeroporto Regional de Santo Ângelo, as tratativas avançam e existe uma empresa interessada. O diretor institucional da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo da Silva Veras já confirmou o interesse da empresa em operar uma linha a partir do Aeroporto de Santo Ângelo.

Membro da Comissão Especial da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa e articulador do processo de reinício das obras, o deputado estadual Eduardo Loureiro revelou que recebeu a informação do secretário adjunto dos Transportes e Mobilidade, Humberto Canuzo, que nos próximos dias deverá ser oficializada a Ordem de Serviço e liberados os recursos por parte do governo do estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral