Notícias: Geral

Semana da Pessoa com Deficiência: ‘Inclusão se conquista com autonomia’

Gerente administrativa da Apae, Janira Manica, comenta a importância da autonomia no aprendizado

22 de Agosto de 2015 às 07:00
Semana da Pessoa com Deficiência: ‘Inclusão se conquista com autonomia’
Alunos jogam pebolim nas atividades realizadas no evento do ano passado (Foto: Apae/Divulgação)

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência foi criada em 1964, pelo presidente Castelo Branco, como Semana Nacional do Excepcional, homenageando o trabalho das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Hoje, após várias transformações, a Apae deixou de ser assistencialista, passando a ser escola e aumentando a qualidade se seu trabalho.

Porém, mantendo a tradição de 50 anos atrás, iniciou ontem e segue até a próxima sexta-feira (28), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que traz como tema este ano “Inclusão se conquista com autonomia”. Os mais de 300 alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ou escolas mantidas por ela no município, contarão com uma extensa programação que será compartilhada com toda a comunidade.

Conforme a gerente administrativa da Apae de Santo Ângelo, Janira do Couto Manica, a escolha do tema de 2015 se deve à importância da autonomia para pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. “A inclusão se conquista com autonomia, e isso não significa o aluno estar na escola estudando. É ele saber gerir a sua própria vida, saber o que ele tem que fazer no seu dia dia, ele ser autônomo dele mesmo, saber o que quer. Poder dizer “mãe, eu não quero colocar essa camisa. Vou arrumar minha cama, vou fazer isso ou aquilo”. Essa é a nossa preocupação”, explica.

PREPARAÇÃO
A Apae, hoje em dia, quer que os alunos estejam preparados para a escola regular e também para o mercado de trabalho. “Alguns não conseguem, como meu filho, que tem quase 54 anos e não tem condições de ir para o mercado de trabalho, aí fica na Apae conosco. Mas ele tem autonomia, ele vai ao supermercado, cuida a faixa de segurança, sabe arrumar ao quarto, e isso se chama autonomia”, destaca a gerente.
A questão da autonomia é trabalhada com os alunos da Apae desde a educação infantil para que a pessoa já comece a ser incluída na idade escolar e siga até conseguir ser inserida no mercado de trabalho.

RESULTADOS
De acordo com Ângela Rodrigues de Almeida diretora pedagógica da Escola Raio de Sol e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Germano Ifarranguirre, ambos mantidos pela Apae, a intensão é que as crianças que entram nas Apaes hoje não fiquem institucionalizadas. “Atualmente, em Santo Ângelo, temos 28 alunos incluidos no mercado de trabalho. Para isso, precisa haver um trabalho de autonomia, de independência para que elas realizem as atividades propostas. Por isso, trabalhamos essas questões desde a educação infantil, sabemos de sua importância”.

Janira garante que quando Ângela iniciou seu trabalho na Apae e sugeriu a insersão dos deficientes intelectuais e múltiplos no mercado de trabalho, ela questionou e ficou em dúvida se isso seria possível, e hoje surpreende-se com os resultados. “Eu pensava ‘por que ela quer colocar deficiente em mercado de trabalho se não tem vaga nem para quem é são? Coitadinho, não vai ser judiado?’ E hoje não temos alunos para empregar. Todo dia tem pedido das empresas para os nossos alunos em função das cotas e não temos mais alunos preparados, somente em preparação. E está aí o motivo da necessidade dessa autonomia que tanto falamos”, completa.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Hoje (22) - Encontro de pais com a palestra: A violência no contexto das relações familiares: implicações legais. Facilitador - Dr. Renato Moura Tirapelle (promotor de justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santo Ângelo).
Horário: 13h30min
Local: Auditório da escola

Amanhã (23) - Pronunciamentos e cantinho de atividades
Horário: 9h
Local: Brique da Praça Leônidas Ribas

Segunda (24) - Homenagem na Câmara de Veradores
Horário: 19h
Local: Câmara de Vereadores

Terça (25) - 6º Fórum dos alunos da Escola de Educação Especial Raio de Sol - Apae de Santo Ângelo. (Tema: Inclusão se conquista com autonomia) Facilitadoras: Stela Maris, Juliana Kochen, Daniele Weinert e Caroline da Rosa.
Horário: 8h30min
Local: Auditório da escola

Quarta (26) - Torneio: A inclusão social através do esporte. Envolvidos: alunos convidados das escolas da rede regular de ensino e elunos da escola Raio de Sol.
Horário: 8h - Local: Ginásio Marcelo Mioso
Coordenador: Prof. Gustavo dos Santos Farias

Quinta (27) - Pedágio informativo
Horário: 14h às 15h30min
Envolvidos: alunos e equipe pedagógica da Raio de Sol
Local: Praça Leônidas Ribas

Sábado (29) - Caminhada pela igualdade de oporunidades e direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Horário: 10h
Local: Saída da Praça Pinheiro Machado e caminhada pela Rua Marquês do Herval e Av. Brasil até a Praça Leônidas Ribas.
 

Fotos vinculadas

Ângela e Janira, em visita ao Jornal das Missões (Foto: Andrei Fucilini/Especial)

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral