Notícias: Geral

OAB de Santo Ângelo promove evento sobre autismo

O tema ministrado será “Lei Federal do Autismo e suas vivências”

27 de Agosto de 2015 às 08:05
OAB de Santo Ângelo promove evento sobre autismo
João Walter Garcia de Jesus e Getúlio Abreu Ribeiro, em visita ao Jornal das Missões (Foto: Estevan Minini/JM)

Em setembro, o prédio 13 da URI será palco do debate sobre o autismo, em palesta promovida pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo Ângelo. A atividade integra a 2ª edição dos Jogos Culturais da OAB, desenvolvidos com a participação de escolas do município, nos três âmbitos: particulares, municipais e estaduais, realizados através da Comissão de Defesa da Cidadania, Diversidade e Inclusão Social da OAB

O evento ocorre no dia 12 de setembro e pela manhã, com credenciamento a partir das 8h, contará com palestra de Berenice Piana, autora da Lei Federal 12.764/2012 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O tema ministrado será “Lei Federal do Autismo e suas vivências”. Berenice é reconhecida por sua persistência e determinação. Mãe de um garoto autista que lutou e enfrentou barreiras para que esta lei fosse aprovada no Congresso Nacional.

Durante a tarde, a partir das 13h30min, o evento terá palestra da pedagoga e pós-graduada em psicopedagogia, Shahla Piana, filha de Berenice, que abordará a temática “O Diagnóstico precoce do Autismo”. Conforme Getúlio Abreu Ribeiro, integrante da Comissão de Defesa da Cidadania, Diversidade e Inclusão Social da OAB de Santo Ângelo, além dos professores que foram convidados, o evento é aberto para a participação do público de forma gratuita.

Jogos Culturais
A 2ª edição dos Jogos Culturais está em andamento e conta com a mobilização das escolas que realizam internamente disputas culturais e esportivas. Dessa forma, atividades vêm sendo realizadas desde abril, dentro da programação interna de cada escola. Paralelamente a isso, estão sendo promovidos cursos e palestras nas áreas de dicção e oratória (19 turmas), voltadas a professores, e sobre violência e prevenção ao uso drogas. Estão envolvidos nas atividades, alunos desde o ensino fundamental, ocorrendo também a participação de escolas infantis, porém não na modalidade de disputa.

Toda a articulação e promoção do jogos ocorre através da OAB de Santo Ângelo. O evento como um todo é patrocinado por empresas que fizeram ajustes de condutas com o Ministério do Trabalho e repassaram verbas na ordem de quase R$ 200 mil, investidos em palestrantes, deslocamentos, estadias, premiações e toda a logística necessária para o evento.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral