Notícias: Geral

Carmelo completa 47 anos de atuação em Santo Ângelo

Como já é tradição, comunidade oferece almoço na data comemorativa

19 de Setembro de 2015 às 15:10
Carmelo completa 47 anos de atuação em Santo Ângelo
A colunista social do JM, Fátima Cattani, Cláudio Ferreira, Rosana de Oliveira e a chef de cozinha Chica Sperling entregando o buffet especialmente preparado para as irmãs Carmelitas (Foto: Raíza Goi/Especial)

O Carmelo Sagrado Coração de Jesus de Santo Ângelo completou 47 anos do servir a Deus e de oração pelo povo na quinta-feira (17). Como já é tradicional, desde a fundação, todos os anos no dia do aniversário a comunidade oferece o almoço às Carmelitas, sendo que neste ano a refeição foi doada pela chef de cozinha Chica Sperling.

HISTÓRIA
Atualmente a comunidade de Carmelitas é formada por nove monjas, sendo uma delas fundadora, a irmã Maria. Elas contam que o primeiro grupo de irmãs chegou a Santo Ângelo no dia 16 de setembro de 1968 e a fundação ocorreu um dia depois (17), quando foi celebrada a primeira missa. No dia 16 chegaram cinco irmãs, destas, três já são falecidas, uma atua em Giruá e outra em Francisco Beltão. A irmã fundadora Maria e mais três irmãs passaram a integrar o Carmelo no dia 9 de dezembro, pois no dia da fundação não haviam quartos suficientes para as nove irmãs. A comunidade chegou a ser composta por 21 Carmelitas, sendo que no ano de 1980, nove irmãs de Santo Ângelo formaram o Carmelo do município de Giruá.

ROTINA DE FÉ
Para muitos, a rotina no Carmelo desperta mistério, mas as irmãs relatam o cotidiano simples, com base na oração, na fraternidade e no trabalho, que elas definem como “simples e belo”. Além das orações diárias em grupo ou silenciosa, no qual cada irmã se coloca em diálogo com Deus, cada uma tem seu setor de trabalho, elas fazem as hóstias, costuram, trabalham na cozinha, na horta e na roça e atendem ao público. Às 17h é o momento que é celebrada a missa diária, de segunda a sábado, aberta ao público. Nos domingos a missa ocorre às 7h30. Elas lembram que no horário de verão, a missa diária será celebrada às 18h. O Carmelo Sagrado Coração de Jesus fica na Rua José Bonifácio, 400, em Santo Ângelo.

47 ANOS
As Carmelitas definem o aniversário de 47 anos como “um momento especial de gratidão, de louvor, oração, ação de graças, de agradecer a Deus pelos 47 anos de existência do Carmelo e ao povo de Santo Ângelo que nos acolheu e que nos acompanha até hoje. Temos uma apreciação muito grande pelo povo de Santo Ângelo, pelos nossos amigos e bem feitores”. Para a irmã Maria, “significa muito, pois com essa vocação, que é um pouco reclusa, nos sentimos muito úteis porque podemos conversar com várias pessoas e percebemos o bem que podemos fazer. Sentimos que a nossa vocação é valorizada externamente”, completa.

MISSÃO
As irmãs ressaltam sua missão de oração e aconselhamento ao próximo, de escutar a necessidade do povo. Relatam que contam com a apreciação e acompanhamento intensivo da parte do clero, bispos, padres e paróquias, por quem têm muito carinho e gratidão. No momento o Carmelo está sem vocações novas, e as jovens estão convidadas a conhecê-lo, “aquelas que sentem esse chamado para a vocação religiosa podem nos procurar para conhecer a vida que é servir a Deus na clausura e na oração pelo povo”.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral