Notícias: Geral

Azul Linhas Aéreas deve operar em Santo Ângelo

Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional foi lançado ontem

27 de Outubro de 2015 às 09:00
Azul Linhas Aéreas deve operar em Santo Ângelo
Solenidade no palácio Piratini reuniu autoridades como o ministro Eliseu padilha, viceprefeita Nara Damião, governador Sartori, presidente da Azul, Antonualdo Neves, deputado Eduardo Loureiro e secretário Pedro Westphalen (Foto: Luiz Chaves)

Em solenidade realizada ontem no Palácio Piratini, o governo do Estado lançou o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). No mesmo ato, a empresa Azul Linhas Aéreas assinou o primeiro termo de adesão ao programa e já nesta terça-feira fará o voo inaugural entre Porto Alegre e Uruguaiana. A próxima rota que a empresa quer operar é Santo Ângelo, no mês de março de 2016, mas para isso a obra no aeroporto tem que ser concluída.

O PROGRAMA
O governador José Ivo Sartori disse que o programa vai promover o desenvolvimento econômico, social e turístico, por meio da ampliação de rotas de voos regulares em aeroportos no interior do Estado. O objetivo é de que até 2017 todos os municípios gaúchos estejam num raio de até 180 km de um aeroporto com rotas regulares de no mínimo quatro voos por semana. O presidente da Azul, Antonualdo Neves, garantiu que após inaugurar voos para Uruguaiana, a meta é atuar em Santo Ângelo.

O programa traz benefícios fiscais escalonados na compra de querosene de aviação. Quanto mais rotas e linhas forem disponibilizadas pelas empresas aéreas, maior a isenção do ICMS na aquisição do produto.

Trabalhos da Comissão Especial  da Aviação Civil Regional

Durante sua fala na solenidade, o secretário de Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen elogiou a atuação dos deputados Frederico Antunes e Eduardo Loureiro, que respectivamente na presidência e relatoria da Comissão Especial da Assembleia Legislativa, trabalharam 120 dias debatendo a importância da expandir a aviação civil regional no Estado. A necessidade de um programa estadual de estímulo ao setor, nos moldes que o governo lançou nesta terça-feira, foi um dos principais itens tratados pela comissão. “O programa contempla nossa luta pela expansão da aviação no interior. Foram 120 dias de muito trabalho na comissão, com audiências em todo o interior, mas é uma satisfação ver que a caminhada não foi em vão. O resultado da nossa luta é concreto no desenvolvimento das regiões”, comentou o deputado Eduardo Loureiro.

PARA MINISTRO, ESTADO SAI NA FRENTE
Já o ministro da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Eliseu Padilha, destacou que o Rio Grande do Sul sai na frente dos outros estados com o lançamento do programa. “Hoje é um dia simbólico”, enfatizou. A vice-prefeita Nara Damião participou da solenidade no Palácio Piratini, e juntamente com o deputado Loureiro, pediu empenho do governo do Estado para agilizar o ritmo das obras no Aeroporto Regional de Santo Ângelo.

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral