Notícias: Geral

Mercados deixam de abrir aos domingos em Santo Ângelo

Multa será aplicada caso estabelecimento não cumprir a nova medida adotada

29 de Outubro de 2015 às 10:30
Mercados deixam de abrir aos  domingos em Santo Ângelo
Supermercados estão autorizados a funcionar no próximo domingo(1º), véspera de feriado (Foto: Marília Munareto/Especial)
Foi entregue pelo Ministério do Trabalho  (MT) na última quinta-feira o documento que acorda a decisão protocolada pelo Sindicato dos Comerciários de Santo Ângelo e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santo Ângelo (Sindigêneros), que propunha que os supermercados do município deixassem de abrir aos domingos. 
 
MULTA
De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Cristian Fontella, o pedido da categoria foi solicitado em 28 de agosto, e decreta multa de um piso da categoria por empregado lesado, caso não seja cumprida a negociação. “Essa era uma luta da categoria, foi feito um estudo com outros municípios que já haviam deixado de abrir os supermercados aos domingos e que não houveram recisões de contratos. A intenção é oferecer um maior convívio familiar a estes empregados”, explica.
Como o acordo saiu próximo ao último fim de semana, alguns supermercados do município funcionaram normalmente. “Alguns funcionários já tinham folgado, então entramos em um acordo de não fazer a averiguação neste fim de semana que passou. Porém, nada impedia que o MT fizesse, os mercados correram o risco”, destaca Cristian.

EXCEÇÕES

As únicas datas que tiveram autorização para que os supermercados sejam abertos, das 8h às 13h30min, são dias 11 de outubro, já transcorrido, e dia 1º de novembro. Os pequenos mercados familiares estão autorizados a continuar funcionando normalmente aos domingos. 

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral