Notícias: Geral

Feriado de ‘Corpus Christi’ terá missas e procissões em Santo Ângelo

Na data, católicos celebram o corpo de Cristo representado na Eucaristia. Paróquia Anjo da Guarda te

26 de Maio de 2016 às 08:15
Feriado de ‘Corpus Christi’  terá missas e procissões em Santo Ângelo
Fiéis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas enfeitadas com tapetes coloridos

Católicos celebram hoje, o feriado nacional de Corpus Christi, uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e que marca os 60 dias depois da Páscoa. Na data, a igreja católica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia.
A comemoração do Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue.
A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã. Nesta data, os fiéis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre tapetes coloridos confeccionado a partir de materiais diversos: flores, serragem, farinha, folhas, areia. Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida.

Programação
Nas paróquias de Santo Ângelo haverá celebrações e procissões. Na Paróquia Anjo da Guarda, da Catedral Angelopolitana será realizada a Festa de “Corpus Christi”, com solene missa na Catedral, que será presidida por D. Liro Vendelino Meurer, e acontece às 15h. Posteriormente ocorre a Procissão de “Corpus Christi”, ao redor da Praça Pinheiro Machado (Praça da Catedral), com altares e ruas enfeitadas. No dia 3 de junho será celebrada a Missa da Misericórdia, às 19h, com “Dia Sagrado Coração de Jesus”, no qual as pessoas irão entrar e sair pela “Porta da Misericórdia”. Haverá ocasião para confissão. Já nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo), ocorre no largo da Catedral a segunda quermesse do ano, com a comercialização de carne de porco assada, galetos, cucas, sonhos, pastéis, polenta frita e batata-doce caramelizada.
Na Paróquia Santo Antônio do Bairro Pippi, a celebração de Corpus Christi terá missa a partir das 8h30min.
A Paróquia Sagrada Família realiza celebração de Corpus Christi a partir das 9h30min, na Igreja e posteriormente saída da procissão pela Rua Antunes Ribas, passando pela Borges de Medeiros, Marquês do Herval, 22 de Março e retorno pela Antunes até a Igreja. A programação se encerra com almoço.  

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral