Notícias: Geral

Semana Municipal de Conscientização do Autismo terá palestra e 1ª Rústica Autismo em Movimento
28 de Março de 2017 às 08:30
Semana Municipal de Conscientização do Autismo terá palestra e 1ª Rústica Autismo em Movimento
Professor e pai azul Fernando Benedetti fará palestra amanhã, no Centro de Cultura (Foto:Divulgação)

Inicia hoje a 1ª Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, que neste ano passou a integrar o calendário de eventos da cidade, através da lei municipal número 4.042, de autoria do ex-vereador Nader Hassan Awad. A iniciativa teve origem no trabalho desempenhado pelos pais azuis de Santo Ângelo, Andréa e Fernando Benedetti, pais de Lucca, de nove anos, diagnosticado com autismo aos quatro anos de idade. A luta da família é permanente na busca pela inclusão e pela promoção ao debate sobre o autismo na sociedade. A Semana de Conscientização segue até o domingo, 2 de abril, data que marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

“Esta semana busca fazer com que as pessoas tenham consciência de que cada indivíduo tem suas limitações e reconheçam o universo da diversidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade inclusa. Com o apoio da família e da sociedade é possível transpor dificuldades, romper barreiras e dar oportunidades para que ocorra a inclusão social” destaca o professor e pai azul, Fernando Benedetti, que ministrará palestra sobre o tema amanhã. O evento ocorre no Centro Municipal de Cultura, às 19h.

Na ocasião, Benedetti ministrará palestra que será dividida em três momentos. No primeiro, abordará a temática “O que é o autismo”, quando explicará como reconhecer características, sintomas e como proceder o tratamento do Transtorno do Espectro Autista. No segundo momento, o tema será “Professor, conheça o seu aluno autista”, quando irá esclarecer o papel do professor na percepção do aluno como autista e no terceiro momento falará sobre “As vivências do autismo”, abordando a visão do dia a dia de um pai azul. O evento terá a participação de coordenadores e professores da rede municipal de ensino e de pais.

Como principal evento da Semana, ocorre no domingo (2), a 1ª Rústica Autismo em Movimento, que reunirá atletas e crianças com diferentes deficiências. Os atletas participarão da prova em percurso de cinco quilômetros e as crianças com deficiências físicas ou mentais farão trajeto de 500 metros ao redor da Praça Pinheiro Machado (Praça da Catedral). Conforme Fernando Benedetti, organizador da Rústica, a corrida já tem mais de 200 inscritos, sendo que as inscrições poder ser feitas até a sexta-feira (31) no site da União dos Corredores de Rua de Santa Maria (www.ucrsm.com). As categorias mirim, infantil e especial são isentas do pagamento da taxa de inscrição.

Além de atuar como um incentivo ao esporte, a rústica será realizada com o objetivo principal de promover a inclusão. A volta na Praça da Catedral, realizada pelas crianças, poderá ser completada “de qualquer forma”, caminhando, correndo, com cadeira de rodas, por exemplo. O importante será a participação. Além disso, um pódio especial será preparado para as crianças, onde todas subirão no primeiro lugar e ganharão a medalha de campeão. A Rústica será realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, do Celeiro Mágico, Supermercado São Luiz, Farmácia São Lucas, vereador Maurício Loureiro, Heavy Duty, juíza Raquel Nene, clínica da Dra. Sandra Benedetti, Barbearia São João e Sesc. 

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral