Notícias: Geral

Melhorias na pavimentação defendidas por moradores de bairros

Presença de lideranças comunitárias fortalece a elaboração do PPA

27 de Maio de 2017 às 14:00
Melhorias na pavimentação defendidas por moradores de bairros
A audiência pública foi realizada no Salão da Igreja São José Operário (Foto: Fernando Gomes)

A Secretaria do Planejamento e o Gabinete do Prefeito com o apoio do Movimento Comunitário de Santo Ângelo (Mocosa) realizaram na noite de quarta-feira, 24, mais uma etapa das discussões para a elaboração do Plano Plurianual 2018-2021, colhendo prioridades das comunidades e que nortearão as ações do Governo Municipal para os três anos deste mandato e primeiro ano do seguinte.

A audiência pública foi realizada no Salão da Igreja São José Operário, reunindo moradores dos bairros Dido, Tesche, Ditz, Aurora, Assistencial Braga, Leonel Brizola, São João, Santo Antônio, Boa Esperança e Rosenthal, e contou com a presença do secretário adjunto da Saúde, Mário Vieira Neto e dos vereadores Maurício Loureiro, Vinicius Makwitz e Márcio Antunes. Entre os pleitos mais lembrados estão o asfaltamento, calçamento com pedras poliédricas e correção de pavimentação em alguns locais.

RECONHECIMENTO
Na abertura dos trabalhos, o anfitrião Felipe Rosa da Luz, presidente do Núcleo Comunitário do Bairro Dido, ressaltou que o atual governo do município está empenhado em colher subsídios e fazer os devidos encaminhamentos para solucionar problemas que afligem a população. Entre as prioridades elencadas pela comunidade, está a implantação de equipe do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF); melhorias na questão da mobilidade urbana com pavimentação asfáltica, redutores de velocidade, calçamento e sinalização de trânsito nas principais ruas. O presidente também solicitou a instalação de um Módulo da Brigada Militar.

O presidente do Bairro Rosenthal, Fábio de Lima Conceição, disse que a comunidade não teria solicitações a fazer, mas usou seu espaço para agradecer ao governo municipal pelas obras recentes realizadas e que estão em andamento, numa referência à realização do projeto “Prefeitura nos Bairros”, à canalização para a rede de abastecimento de água às famílias e o projeto para instalação da rede de energia elétrica. “Só temos a agradecer ao prefeito Jacques e sua equipe de governo pelo trabalho realizado em nosso bairro”, concluiu Conceição.

O prefeito Jacques explicou às lideranças presentes a situação de calamidade em que se encontrava o Bairro Rosenthal, com 78 famílias sem água e sem luz. “O cenário me sensibilizou profundamente. Estamos trabalhando nas melhorias mais urgentes. Não poderíamos deixar pessoas, principalmente idosos e crianças, sem acesso à água e luz. É desumano”, argumentou. No bairro, as secretarias municipais estão ultimando a documentação para a organização dos lotes e a entrega do número das residências.

PRIORIDADES
O Bairro Leonel Brizola elegeu como prioridade soluções para a rede de esgoto doméstico, tampas para fossas sépticas e calçamento com pedras poliédricas nas principais ruas de acesso.

Lideranças do Bairro Santo Antônio pediram a inclusão de asfaltamento na via principal que corta o bairro, calçamento e instalação de bocas de lobo.

Cobertura para o telhado do centro comunitário, rede de esgoto cloacal e ajuste do asfalto aos cordões das calçadas para evitar alagamentos foram reivindicações apresentadas pelos moradores do Bairro Boa Esperança.
As prioridades elencadas pelas lideranças do Bairro Rosenthal Ditz, estão os afaltamento no entorno da Escola Estadual Ulisses Rodrigues; interligação da Rua Caibaté com a 22 de Março e recapeamento da Rua Décio Martins da Costa, principal via de acesso à comunidade.

O representante do Bairro Aurora incluiu como prioritário para os moradores, calçamento nas ruas que ainda não tem o benefício, melhorias na iluminação pública e conserto e reforma dos meios-fios.
 

Mais Notícias: Geral