Notícias: Geral

Paratleta Campeão Gaúcho arrecada fundos para disputar o Brasileiro de Fisiculturismo

Confira como colaborar!

13 de Julho de 2017 às 10:08
Paratleta Campeão Gaúcho  arrecada fundos para disputar  o Brasileiro de Fisiculturismo
Anderson foi campeão Gaúcho de Fisiculturismo na categoria Especial no dia 1º de julho (Foto: Marcelo Martins)

Uma história de superação e pioneirismo está sendo escrita pelo atleta especial de 23 anos Anderson da Rosa Oliveira e seu coach Carlos Fontoura. Campeão dos Estreantes e Gaúcho de Fisiculturismo e Fitness na categoria Especial, Anderson almeja participar do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo em Ribeirão Preto-SP.

O atleta especial Anderson da Rosa Oliveira é natural de Santo Ângelo e nasceu com uma deficiência neurológica em decorrência do parto protelado pelo médico, gerando prejuízo na oxigenação do cérebro. Entretanto, a deficiência não afetou a sua cognição. Com apoio da família, o jovem passou por tratamentos de fisioterapia, estudou, concluiu o Ensino Médio e foi aprovado no vestibular. Ao invés de se acomodar, o jovem está sempre buscando se superar em novos desafios. Após ter praticado dança de rua e capoeira, há cerca de um ano e meio Anderson pratica musculação.

“Os treinos do Anderson são ministrados de forma individualizada, face as limitações do praticante, o que gera na equipe que o acompanha um fantástico exercício dos princípios do treinamento esportivo, de cinesiologia e criatividade”, explica o treinador Carlos Fontoura.

Segundo Fontoura, a presença do agora Campeão Gaúcho IFBB-RS de Fisiculturismo - Categoria Especial - na sala de musculação é notória e contagiante. “Os frequentadores da academia se inspiram muito nele pela determinação e pelo foco”, conta o coach. Isso, além dos benefícios orgânicos e musculoesqueléticos resultantes da musculação, motiva o atleta na prática dos exercícios que lhe são propostos a cada sessão. O coach garante que Anderson é um dos praticantes com maior assiduidade: “não se registra sua ausência nem mesmo quando frio ou em dias chuvosos”.

O coach Carlos Fontoura confessa que temia a recepção do atleta especial nas competições. “De certa forma eu temia que o Anderson pudesse ser recebido e tratado com ‘coitadismo’, fato que não se registrou”, expõe. Para a satisfação de todos, Anderson logo foi considerado da “tribo” e, como os demais competidores, tratado com acolhimento carinhoso.

De acordo com Carlos Fontoura, o backstage do Fisiculturismo apresenta o mesmo clima de irmandade que caracteriza os praticantes deste esporte. “O fator Anderson já está acusando o interesse de outras pessoas portadoras de necessidades especiais de praticarem musculação e sonharem com o Fisiculturismo, fato relatado pelo presidente da IFBB-RS, Joel Antonio Rodrigues, durante a realização do Campeonato Gaúcho do último fim de semana”, comemora o coach.

A inclusão da pessoa com deficiência através do esporte

Para Fontoura, em todos os setores da sociedade está se adquirindo a maturidade cultural da inclusão, seja no ambiente social, educacional e esportivo. “Isso é ótimo pois todos somos irmãos e as diferenças são características dos seres humanos”, aponta. “É incrível, por exemplo, a acuidade mental do Anderson, estando sempre atento a tudo, relatando e fazendo considerações totalmente pertinentes ao todo. Ora, devido a sua dificuldade motora e de fala, se a ele não déssemos a merecida atenção, quem sabe o fizéssemos infeliz, porém, ele irradia felicidade e se sente integralmente incluído”, pondera o coach.

Rumo ao Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo – contribua com a ‘Vakinha’!
A expectativa da dupla é que se repita no Brasileiro, em Ribeiro Preto (SP), o que se conseguiu no Sul, nos eventos Estreantes e Campeonato Gaúcho.“Independentemente da classificação do nosso atleta, queremos a oportunidade de firmar a categoria Especial do Fisiculturismo como viável e acolhedora. É claro que o nosso campeão está ainda mais motivado e feliz, e treinando para proporcionar um belo espetáculo a nível nacional”, explica Carlos Fontoura.
O 48º Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness IFBB 2017 ocorre nos dias 15 e 16 de julho em Ribeirão Preto, São Paulo. Para contribuir com a campanha para que Anderson da Rosa Oliveira possa participar da competição, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/anderson-no-brasileiro-de-fisiculturismo e doar!  

Fonte: Jornal das Missões

Mais Notícias: Geral