Notícias: Geral

Cermissões completa 51 anos neste sábado

Empresa atende mais de 25 mil cooperados e conta hoje com mais de 200 colaboradores

15 de Fevereiro de 2012 às 18:16
Cermissões completa 51 anos neste sábado
A equipe da administração e colaboradores da Cermissões, de Caibaté. São mais de 200 funcionários na cooperativa

A Cermissões – “A luz das Missões”, de Caibaté, fundada em 18 de fevereiro de 1961, completa 51 anos de atividades neste sábado.
A fundação da Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões, - Cermissões ocorreu através de 51 pessoas, que se uniram com o propósito de simplesmente deixar de lado o lampião a querosene, a luz do candeeiro, e ter, mesmo que por poucas horas noturnas, luz e água encanada em suas casas.

A realização deste sonho, de forma individual, certamente traria obstáculos e custos intransponíveis, motivo pelo qual, decidiram fundar uma cooperativa, que já nos idos dos anos 60, eram propulsoras de desenvolvimento em muitas áreas. A “Cooperativa de Luz”, no entanto, era uma novidade, não só no povoado Santa Lúcia, então distrito de São Luiz Gonzaga, hoje, município de Caibaté, mas como na região e Estado. Nos primeiros anos, a energia era gerada por um simplório motor a diesel acoplado a um gerador, suficiente para gerar energia aos associados por 3 horas diárias.

Com o passar dos anos, a Cermissões foi agregando desenvolvimento, adquirindo a energia elétrica da CEEE e distribuindo-a a seus associados em sistema de rede própria. Ao completar seus 51 anos de fundação, a Cermissões comemora não só a filiação de mais de 25.872 cooperados, mas também a extensão em redes de distribuição de 5.243 quilômetros, com mais de 5.757 transformadores e aproximadamente 60 mil postes de concreto instalados em sua malha elétrica.

Nos últimos cinco anos a administração investiu mais de R$ 15 milhões na renovação de redes troncais, todas construídas às margens das rodovias e estradas gerais, além de diminuir as extensões facilitam a visualização e proporcionam rapidez na manutenção.
A cooperativa conta atualmente com 201 funcionários e mais 11 jovens aprendizes, beneficiando mais de 129.360 pessoas com seu produto e serviços.

GERAÇÃO DE ENERGIA

A grande realização a ser destacada nestes 51 anos de existência da Cermissões é a iniciativa de sua administração em gerar energia. Conta atualmente com duas usinas hidrelétricas em funcionamento, sendo a PCH Ijuizinho (Pequena Central Hidrelétrica) instalada no Rio Ijuizinho, no município de Entre-Ijuís, e a MCH (Micro Central Hidrelétrica) instalada no Rio Comandaí, município de Santo Ângelo. 

ESTRUTURA

As duas usinas geram em média 25% da energia distribuída aos associados. A energia restante é adquirida da Rio Grande Energia e distribuída pelas redes da Cermissões aos seus cooperados. A cooperativa conta também em sua estrutura com uma fábrica de postes de concreto e artefatos de cimento, onde são produzidos todos os postes para utilização em suas redes de distribuição de energia elétrica. Também possui suas próprias equipes de construção e manutenção de redes, tornando ágil o atendimento aos seus associados e consumidores.

Visando o enquadramento como permissionária, em março de 2008 foi realizado uma reforma estatutária, onde a nomenclatura da empresa passou a ser “Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões – Cermissões”. Já em 22 de março de 2010 a diretoria assinou o Contrato de Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, passando a ser regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.
 

Fotos vinculadas

Diamantino Marques 
dos Santos, presidente 
da Cermissões

Mais Notícias: Geral